A chegada de um bebê em casa é um período intenso, mágico e feliz, mas não se pode negar que é bastante desafiador e cansativo para a mãe. Portanto, veja aqui no Brasil 123, cuidados pós-parto e saiba o que evitar nesse período.
Apesar de o bebê se tornar o centro das atenções após o seu nascimento, é preciso entender que a mãe também precisa de cuidados, pois ela passou por um momento estressante, delicado e desafiador. Assim, é necessário apoiá-la para que ela possa se recuperar bem e o quanto antes.
Cuidados pós-parto
Os cuidados pós-parto são fundamentais para promover uma recuperação tranquila para a nova mamãe. Além de saber o que se deve fazer, ter suporte dos familiares é imprescindível. Veja o que evitar nesse período e garanta uma recuperação sem problemas.
Cuidado com os pontos
Muito se engana quem acredita que apenas mulheres que passaram por cesariana levam pontos. Em partos normais a mulher pode sofrer um corte na região genital no momento do nascimento da criança, por isso, é preciso costurar.
Então, os pontos que as mulheres levam devido aos cortes devem ser higienizados corretamente para que a cicatrização ocorra da melhor forma. Para isso, a área deve ser lavada com sabonete neutro durante o banho e, posteriormente, é preciso secar com cuidado.
Sangramento
Após o parto a mulher apresenta um sangramento denominado lóquio. Esse sangramento dura cerca de 30 dias. No início ele é avermelhado, parecido com sangramento menstrual. Porém, com o passar do tempo, o sangramento vai diminuindo até desaparecer por completo.
Se o sangramento tiver um odor fétido e houver a presença de dor abdominal é preciso ficar atento, pois pode estar ocorrendo uma infecção. Portanto, é preciso consultar um médico.
Cuidado com os seios
O processo de amamentação também é bastante delicado. Mas é um processo natural e necessário, uma vez que o leite materno proporciona inúmeros benefícios ao bebê, como nutrientes e compostos que fortalecem o sistema imune da criança. Além disso, a amamentação pode proteger o bebê de infecções respiratórias e alergias.
Contudo, os seios podem ser acometidos por rachaduras e podem também ficar doloridos, dificultando o processo de amamentação. Então, procure deixar o mamilo seco quando não estiver amamentando. Caso o leite vaze, troque de sutiã. Para ajudar a tratar as rachaduras existem algumas pomadas eficazes, como a lanolina.
Alimente-se bem
A alimentação é muito importante nesse período. Afinal, além de a mãe ter passado por um processo desafiador e cansativo, ela precisa adquirir o máximo de nutrientes possível durante a alimentação para que o filho os receba também por meio da amamentação. Muitas mães se esquecem de comer, por depositarem toda a atenção no bebê, ou não cozinham devido ao cansaço.
Portanto, essa tarefa deve ser terceirizada a outra pessoa, como o companheiro ou uma funcionária. O que importa aqui é manter a mãe sempre bem alimentada. Além disso, é preciso beber bastante água para manter-se sempre hidratada. Não deixe de seguir todas as orientações para que a recuperação ocorra de forma rápida e tranquila.