É preciso bastante cuidado nas épocas frias, par não ficar doente. Isso porque resfriados e gripes são comuns nessa época, bem como doenças respiratórias sérias, como a pneumonia ou a asma. Mas se manter aquecido não é o único cuidado que evita doenças, nem essas são as únicas doenças que aparecem no frio. Portanto, veja essa lista de cuidados não óbvios que você deve ter no frio.
Como proteger um bebê no frio? Saiba aqui
No frio os cuidados com a saúde devem ser maiores, mas não apenas para evitar as doenças respiratórias. Alguns outros problemas, como na pele, ou dores pelo corpo podem surgir. Por isso, veja, abaixo, essa lista de cuidados que você deve ter no frio, mesmo que não tenha parado para pensar neles.
Passar protetor solar
O sol continua atingindo a pele de maneira nociva, mesmo no frio. Entretanto, como as pessoas não percebem a sua presença, tendem a deixar de lado o protetor solar. Não faça isso! É muito importante continuar utilizando este produto em qualquer época do ano. Ele ajuda a manter a beleza da pele e também a prevenir doenças relacionadas á exposição solar, como o câncer.
Manter janelas abertas
Nos tempos frios, muitas pessoas tendem a manter a casa, ou local de trabalho fechados. Fazem isso pensando que manter o ambiente aquecido é a melhor forma de evitar as doenças respiratórias no frio. Entretanto, ao não permitiria circulação do ar, também estimula-se a proliferação de bactérias e vírus pelo local. E é justamente eles que fazem com que as pessoas fiquem doentes. Dessa forma, deixe janelas e portas abertas, especialmente se o ambiente estiver muito cheio.
Pele ressecada no inverno: o que fazer?
Cuidar da pele
Há muitas doenças de pele que tendem a aparecer com mais força no frio. Algumas delas são a dermatite (diversos tipos), micoses, rosácea, psoríase, dentre uma lista! Portanto, se você já sofre com esse problema, saiba que ele pode piorar, sem os devidos cuidados. Isso acontece porque o inverno é uma época muito seca e é justamente isso que favorece os sintomas acentuados dessas doenças. Dessa forma, mantenha a pele hidratada, utilize produtos recomendados pelo dermatologista e tome todos os cuidados por ele indicados.
Se hidratar bastante
Outro dos cuidados não óbvios que você deve ter no frio é se hidratar! No verão, as pessoas se lembram de beber água todo o tempo, porque o corpo sua e fica óbvia a perda de líquidos. Entretanto, também se perde muito líquido no inverno, como através da urina, por exemplo. Além disso, a secura do tempo pede que a hidratação seja feita para manter o corpo em bom funcionamento e não deixar ressecar as vias aéreas. Portanto, beba água!
Fazer atividades físicas
Por fim, o último dos cuidados não óbvios que você deve ter no frio é fazer atividades físicas, especialmente se você sente dores no corpo. Muitas pessoas preferem se aquecer e tomar remédios para dor, entretanto, o que realmente faz com que elas melhoram são as atividades físicas. E isso serve tanto para as dores musculares, como as articulares.
Dor no frio: porque sentimos mais dor em baixas temperaturas