Alguns cuidados para evitar o câncer de pele podem ser tomados por nós em nosso dia a dia de maneira rápida e eficiente. Essa doença, que muitos não ousam nem pronunciar o nome, quando afeta a pele é marcada por ter um desenvolvimento lento e de baixa agressividade, salvo alguns casos.
Entretanto, é preciso estabelecer alguns cuidados para evitar o câncer de pele e ter em mente que sozinhos não podemos resolver a situação. Caso suspeite de algo, busque ajuda profissional especializada.
KIT ANTENA: Saiba o prazo para a entrega aos inscritos do CADASTRO ÚNICO
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre os cuidados para evitar o câncer de pele
Exposição excessiva ao sol
Como muitos sabem, um dos primeiros cuidados para evitar o câncer de pele é tomar cuidado com os períodos de exposição ao sol. Isso porque, o astro que ilumina nossos dias emite radiações específicas capazes de lesar as células das camadas da pele. Os famosos raios UV-A e UV-B são invisíveis aos olhos e constantemente emitidos.
Esses raios na faixa do ultravioleta são potencialmente danosos ao material genético de nossas células. De maneira simples, é como se o material genético pudesse ser desconfigurado aos poucos, levando à perda das características importantes daquela célula. Uma vez que ela não é mais como deveria ser, algo está errado. Então, o primeiro cuidado é evitar a exposição excessiva ao sol e fazê-la protegendo-se com roupas, chapéus e uso de protetor solar adequado.
Acompanhamento das “manchinhas”
Dentre os outros cuidados para evitar o câncer de pele, devemos ressaltar a importância da atenção às pintinhas e manchinhas que surgem pelo corpo. Esses achados na pele são perfeitamente normais e comuns, mas em algumas ocasiões podem apontar para algo de errado. Por isso é fundamental que se atente às suas característica e mudanças.
Rupert Grint, ator de “Harry Potter”, anuncia vinda ao Brasil para evento em São Paulo, confira!
Alguns aspectos que podem ser indicativos para que você comece a se preocupar são as mudanças de cores, texturas, formas e surgimento de sangramentos, pelos, cascas e afins. Essas características quando percebidas não necessariamente apontam para um câncer, mas o ideal é que procure ajuda especializada. Com o acompanhamento de um dermatologista será possível definir o que deve ser feito e qual o grau de preocupação. Normalmente, a detecção precoce culmina na remoção rápida do problema, sem maiores desdobramentos.
Evitar o bronzeamento artificial
Um dos cuidados para evitar o câncer de pele é justamente passar longe do bronzeamento artificial. Atualmente, o Brasil já não permite mais a execução dessas técnicas, mas caso surja a proposta, evite. Isso porque, o bronzeamento artificial traz riscos à saúde e foi classificado como agente cancerígeno, em pé de igualdade com o sol e o cigarro.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns cuidados para evitar o câncer de pele é importante que busque ajuda profissional caso algo esteja errado. Dermatologistas e médicos especialistas podem orientar você de maneira adequada e propor o melhor tratamento para o problema. A atenção aos sinais que o corpo dá e os cuidados básicos com a pele são boas formas de prevenção da doença.