Se você está sendo mamãe pela primeira vez, precisa ficar de olhos nos cuidados com bebês básicos para ter com o seu filho. Todos eles são fundamentais para que ele tenha a saúde preservada, mesmo que algumas pessoas possam entendê-los como exagero. Você entenderá quais são e saberá o porquê, no artigo abaixo.
Teste do pezinho: aliado fundamental para a saúde dos bebês
Amamentação é muito importante
Você provavelmente conhece alguém que optou por não amamentar para que as mamas não caíssem, ou por algum outro motivo que foi escolha própria. Não faça isso! A amamentação é muito importante para o seu bebeê pois fornece a eles os nutrientes necessários para que ele cresça forte e saudável.
E além de fortalecer o sistema imunológico do bebê, ela proporciona o seu desenvolvimento bucal e facial, que fará com que ele mastigue direito quando crescer. Portanto, não deixe de amamentar, a menos que o seu caso realmente exija.
Equilibrar a temperatura para o bebê é fundamental
É preciso conhecer o seu bebê para equilibrar bem a temperatura dele. Por isso, observe os sinais que ele dá de que está sentindo frio, ou calor. Além disso, evite deixá-lo tomando sereno e, especialmente na hora do banho, proteja-o, fechando janelas e, se possível, ligando um aquecedor por alguns minutos para que seu corpinho sensível não resfrie coma a temperatura do ambiente.
Não exagere na proteção térmica
Um dos cuidados com bebês que realmente precisa ser feito é com a preservação da sua temperatura corporal. Entretanto, muitos papais e mamães confundem a sensibilidade do bebê com frio, por isso colocam nele muitas roupinhas, para esquentá-lo.
Só que o bebê pode sentir muito calor e ter problemas, como assaduras e desidratação, caso você exagere na quantidade de roupas. Por isso, fique de olho e se o bebê demonstrar que está com calor, retire algumas peças.
O que é sapinho em bebês e como tratar
Visitas não são recomendadas durante os 3 primeiros meses
Muitas pessoas acham que é frescura das mães e pais que não deixam o bebê receber visitas nos três primeiros meses de vida. Entretanto, esse é um dos cuidados com bebês que realmente precisa ser levado a sério.
Isso porque há riscos dos visitantes levarem para o bebê doenças para as quais o seu sistema imunológico não está preparado para o combate. Além disso, há que se considerar também o frágil estado da mãe. Portanto, receba apenas visitas necessárias e rápidas.
Nada de medicações sem recomendação médica
Por último, mas não menos importante, não ofereça remédios ao seu bebê sem recomendação médica. Mesmo que seja um remédio o qual você já tem o hábito de tomar, ou que o filho de uma amiga toma, essa prática pode gerar problemas sérios. O bebê pode, por exemplo, ser alérgico ao medicamento que você está oferecendo. Ou você pode oferecê-lo em uma quantidade superior à permitida para o seu peso e idade.
Em ambos os casos, as complicações podem ser realmente sérias. Por isso, conte sempre com a ajuda do seu pediatra e tire com ele suas dúvidas, mas jamais medique o seu bebê por conta própria.
5 doenças que costumam afetar bebês com mais facilidade