Você provavelmente tem ou conhece alguém que possua as temidas veias dilatadas na pele. As varizes se apresentam como ramificações avermelhadas ou azuladas (essas em casos mais graves). Elas surgem geralmente nos pés, pernas e coxas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% dos adultos convivem com a patologia. Entretanto, nas mulheres e nos idosos, os casos são mais recorrentes. Quer saber, então, quais são os cuidados com as varizes que você deve tomar? Confira agora, aqui no Brasil 123.
Como surgem as varizes?
Antes de saber mais sobre os cuidados com as varizes, é bom compreender como elas surgem. O problema acontece por causa de dificuldades da circulação sanguínea no corpo humano. Todo o sangue bombeado para os membros inferiores deve retornar ao coração por meio de válvulas. Porém, elas podem ter mau funcionamento por diversos fatores, somada a possível perda de elasticidade das veias. Essas adversidades ocasionam, então, a permanência do sangue, provocando a dilatação e refluxo.
Como saber se você tem predisposição a ter varizes?
Pessoas que possuem histórico familiar da doença são mais propensas ao desenvolvimento das varizes. A obesidade aliada ao sedentarismo também contribui, portanto, para o aparecimento das dilatações.
Além disso, outros fatores como traumatismo nas pernas, exposição a altas temperaturas, tabagismo, gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais e permanência na mesma posição por muito tempo – seja em pé ou sentado – podem aumentar a probabilidade de evolução do problema.
Quais são os riscos?
Primeiramente, nos casos mais comuns, as varizes provocam incômodos estéticos. Entretanto, a doença pode gerar sensação de peso nas pernas, dor e inchaço. Em casos mais graves, o problema pode então evoluir e gerar complicações como inflamações agudas, trombose, escurecimento da pele e feridas.
Dicas de cuidados com as varizes
A boa notícia é que os sintomas da doença podem ser aliviados com ações simples no dia a dia. Separamos, então, algumas dicas caseiras para melhorar a circulação e diminuir a sensação de peso e dor nas pernas. Confira:
- Primeiramente, caso fique sentado por longos períodos, levante a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos dos membros inferiores;
- Executar exercícios com as pernas, mesmo sentado, também ajuda;
- Faça uso das meias elásticas de compressão graduada (procure a indicação de um médico especializado, não compre sem orientação);
- Deite em uma superfície plana, como cama ou chão. Depois, coloque as pernas para cima com o apoio de uma parede para alívio da dor;
- O consumo de chás de gengibre e de alecrim pode melhorar a circulação e causar efeitos anti-inflamatórios;
- Faça massagens nas áreas com dor para ajudar a eliminar o acúmulo de água e os desconfortos.
Logo, as dicas vão melhorar consideravelmente a sua relação com as varizes e a sua qualidade de vida. Porém, a procura por médicos angiologistas é essencial para o tratamento completo e eficaz da doença. Atualmente, há diversos procedimentos destinados para o problema, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Os cuidados com as varizes e a prevenção
Procure ter hábitos saudáveis: a prática de atividades físicas aeróbicas regulares, como a caminhada, é indispensável. Além disso, tenha uma alimentação balanceada e rica em fibras e mantenha-se hidratado.
Com esses cuidados com as varizes e seguindo corretamente as orientações médicas, você conseguirá lidar muito melhor com esse problema.