As alergias alimentares são reações inflamatórias que acontecem quando o nosso organismo tem contato com alguma substância presente em determinado alimento consumido. Desse modo, diversos sintomas podem aparecer em regiões do corpo variadas como mãos, olhos e boca, além de afetar o sistema gastrointestinal e até mesmo o respiratório.
Na maioria das vezes, os sintomas são bem leves como coceira e vermelhidão na pele, por exemplo. Entretanto, quando as alergias apresentam reações mais graves, a vida pode estar em risco, pois existem grandes chances de falta de ar.
Desse modo, saiba que é importante identificar o que causou as alergias alimentares para que o consumo desse ingrediente seja evitado para não ocorrer quaisquer complicações. Mas, caso já esteja em um quadro mais avançado de alergia, saiba que é preciso consultar com um médico para iniciar o tratamento com anti-histamínicos.
Quais os sintomas?
Entre os principais sintomas de alergias alimentares podemos citar a coceira e a vermelhidão na pele, as manchas vermelhas e inchadas na pele, o inchaço labial e nas orelhas e olhos, as aftas, nariz entupido e coriza, desconforto abdominal e gases, ardor e queimação ao evacuar são alguns relatos de pacientes com alergia alimentar.
Além desses sintomas, saiba que podem surgir outros depois do consumo dos alimentos causadores. As reações inflamatórias são muito pessoais e variam muito entre um e outro paciente. Apesar disso, saiba que esses sintomas aparecem com mais frequência nas mãos, no rosto, na boca e no corpo.
Além disso, existem pessoas que relatam náuseas, vômitos e até dores abdominais ou no sistema respiratório que também pode apresentar falta de ar e dificuldade para respirar em casos mais graves de alergia alimentar. Desse modo, saiba que para evitar que esses sintomas se agravem, é preciso agilizar o tratamento durante os primeiros instantes de alergia.
Por isso, caso note que os sintomas são graves procure um pronto atendimento para iniciar os tratamentos e promover o alívio dos sintomas que são marcados pelas alergias alimentares. Abaixo, falaremos sobre os cuidados para se manter diariamente em relação às alergias causadas pelo consumo de alimentos. Confira:
Cuidados para quem tem alergias alimentares
Não é fácil conviver com alergias alimentares, mas existem alguns cuidados que facilitam a vida das pessoas que sofrem com os sintomas que mencionamos acima. Afinal, caso a alergia seja leve, a pessoa ainda poderá ingerir os alimentos em quantidades menores depois de tomar os medicamentos.
Assim, caso tenha alergia leve ao ovo que causa apenas algumas manchas vermelhas na pele, saiba que pode continuar consumindo esse alimento, desde que em quantidade menor para não agravar os sintomas futuramente. Além disso, é preciso lembrar dos alimentos que podem conter alergênicos em sua composição, como os bolos que possuem leite e ovos na receita. Nesse caso, deve-se eliminar a ingestão ou consultar um médico.
Sendo assim, tome cuidado com essas alergias que podem surgir, seguindo essas dicas, você estará muito mais prevenido.