Apesar de muita gente apreciar as temperaturas mais baixas, há quem sofre intensamente nos dias mais frios. E isso não está apenas relacionado à sensação, mas também, de alguns incômodos que ela traz, inclusive, doenças.
No inverno, o índice de doenças respiratórias aumenta, porém, outros problemas também são relacionados com a baixa da temperatura, como condições vasculares, musculares e ósseas.
A falta de motivação para se exercitar, a pouca hidratação, já que a sede é menos intensa, inclusive, os exageros na alimentação acabam reforçando esta realidade do inverno, que pode ser alterada com pequenos cuidados no dia a dia.
Dentre os cuidados, especialistas priorizam a prevenção à saúde respiratória, óssea, alimentação e mobilidade. Veja o que fazer!
Saúde respiratória
Visto que as doenças respiratórias sofrem um aumento significativo no inverno, preveni-las, sem dúvida, é a melhor estratégia.
Para isso, as ações aplicadas devem ser usadas para reverter as condições típicas do inverno, como por exemplo, a baixa umidade.
A baixa umidade do ar é uma característica predominante desta estação e para driblá-la, especialistas destacam algumas dicas:
- Utilizar umidificadores de ar nos ambientes fechados ou uma bacia com água para a evaporação gradual;
- Lavar e hidratar as vias aéreas com soro fisiológico três vezes ao dia;
- Aumentar a ingestão de água;
- Evitar ambientes pouco arejados;
- Evitar o tabaco;
- Higienizar constantemente as mãos com álcool gel.
O uso de máscara para prevenção da Covid-19, também vem surtindo em resultados benéficos relacionados a outras doenças como gripes e resfriados, portando, aproveitar de mais esse recurso pode fazer toda a diferença.
Saúde Vascular e Óssea
No frio, as artérias tendem a trabalhar mais, a fim de manter a temperatura do corpo adequada. Para que não haja uma pressão neste sistema, priorizar a saúde vascular e óssea é essencial.
Para isso, investir em uma alimentação equilibrada, além de estar sempre em movimento pode ajudar.
Vale destacar, que no frio o organismo leva a contraturas musculares, que podem ocorrer de forma espasmódica, sendo por si só, uma causa importante de dores. Diante disto, além de se agasalhar adequadamente, manter o corpo quente e sempre ativo são maneiras de driblar tais reações.
Alimentação
Evitar os exageros do inverno, além de refletir na saúde, também evita aquele ganho de peso indesejável, bem típico da estação.
Uma dica é priorizar os legumes e frutas sazonais, afinal, eles possuem os nutrientes essenciais para os dias mais frios, prevenindo inúmeras condições citada acima, além é claro, de garantir mais economia na hora das compras, pois a oferta acaba sendo maior.
Dar preferência às refeições que elevam a temperatura do corpo também pode ajudar o organismo nesta adaptação, portanto, apostar em sopas e caldos ricos em legumes e proteínas é uma excelente estratégia.
Mobilidade
Mobilidade nada mais é do que a capacidade de se movimentar. No frio, ficar quietinho na cama ou sofá parece ser a melhor alternativa, mas isso apenas para nosso ego, afinal, o corpo precisa estar ativo para estar saudável.
Mesmo que seja difícil, tirar uns 30 minutos por dia para praticar uma atividade física, quem sabe uma caminhada ao sol pode fazer toda a diferença.
Quem trabalha sentado por muito tempo, a dica é a cada uma hora levantar-se, alongar-se, tomar um cafezinho ou melhor, água para garantir ainda mais saúde nesses dias mais frios.
Leia também: Um cálice de vinho tinto pode ajudar na circulação sanguínea em dias mais frios