Oferecendo soluções rápidas para transferência bancária, pagar dívidas entre outras facilidades, o PIX, se bem utilizado, facilita muito a vida cotidiana do brasileiro. Mas este formato de operação bancária se transformou em um alvo para delinquentes que permanecem inventando novas maneiras de se apoderar do dinheiro das pessoas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como se prevenir do novo golpe do pix.
Qual a dinâmica do novo golpe do PIX?
Confrontados com as vítimas, os golpistas dizem que estão buscando a resolução de um suposto problema com a conta bancária comprometida da vítima. Eles têm informações sobre o extrato de movimentações das contas dos clientes, aparentam ser de uma central de atendimento, são articulados e até usam uma música que aparentemente parece ser do Banco Itaú.
É por isso que a vítima acredita que pode confiar nas palavras do golpista. Exemplificando temos o depoimento de uma pessoa, que passou por essa situação de golpe. A pessoa afirma que um desonesto ligou, afirmando ser funcionário do Itaú, e alegou que sua conta bancária havia sido bloqueada devido a uma tentativa de invasão.
Assim, este golpista faz referência à atividade bancária recente da conta. Ele alega que outra pessoa está movimentando determinada conta e solicita que, caso aquela conta não reconheça as movimentações, seja feito um pix pelo app no mesmo valor para a conta o qual recebeu o suposto pix (do golpista) e assim, o banco possa cancelar a transação ao perceber a duplicação.
A pessoa descreveu o golpista como articulado e de tom sereno. A única pista que a vítima teve de que algo estava errado foi quando ele pediu que ela enviasse um PIX para a conta especificada. Assim, a pessoa afirma que o Banco Itaú confirmou que era golpe, sendo que o gerente não fazia ideia de como o golpista possuía os dados para fazer acesso aos arquivos sigilosos.
Como se prevenir deste tipo de golpe
De acordo com especialistas da área, cuidados básicos como não revelar o número da conta ou informações financeiras já não são mais suficientes para os clientes do banco. É de suma importância que você desligue imediatamente o telefone e entre em contato com o seu banco.
Se você sofreu um golpe financeiro, não se preocupe; você pode ter seu dinheiro de volta. A vítima tem até 80 dias a partir da data da ocorrência do golpe para denunciar.
É necessário notificar o banco sobre a anomalia e preencher um Boletim de Ocorrência. O Banco Central do país será quem examinará essa instância específica.
Procure ficar sempre em alerta! Não forneça seus dados bancários para ninguém por telefone. Além disso, é importante sempre entrar em contato com o banco para conferir se está acontecendo algo com a sua conta bancária. Hoje, já existem os gerentes de conta, que podem resolver todos os seus problemas.
Mas não esqueça: Você precisa conhecer e entrar em contato com o banco. Normalmente nos aplicativos das agências bancárias, já existe o nome do seu gerente de conta e a forma pela qual é possível contatá-lo.
Ficar sempre atento, e não informar dados para ninguém, é a principal maneira de evitar cair em golpes.