Um produto que pode realmente finalizar a lavagem das roupas é o amaciante. Ele resulta texturas mais macias e adiciona um perfume persistente às roupas.
O amaciante tem como objetivo repor as fibras regeneradas do tecido, que ficaram “bagunçadas” devido às repetidas lavagens. Mas, existem roupas em que não se pode usar o amaciante. E é esse o assunto deste artigo. Confira!
Recomendações de utilização do amaciante
A primeira recomendação é não colocar o produto diretamente sobre as roupas para não as danificar. É melhor adicioná-lo à água somente quando o tanque ou a máquina estiver com a água completa.
Aliás, você deve seguir as instruções do fabricante sobre quanto usar e se deve ou não diluir o produto em água.
Ainda com estes cuidados, é necessário ter ainda mais precaução na lavagem de peças específicas. A utilização regular de amaciante em determinados têxteis pode ter consequências indesejáveis para os artigos em questão.
Para preservar e adiar a vida útil de um tecido, há momentos em que substituir a fase amaciante se torna uma excelente alternativa.
Utilize vinagre como opção ao amaciante
O vinagre é um excelente substituto para o produto se você quiser que suas roupas fiquem mais macias e sedosas. Assim como o amaciante, o uso do vinagre deve ser apenas nas fases finais do enxágue e não deve entrar em contato direto com a roupa em nenhum momento.
Igualmente, o bicarbonato de sódio possui a mesma ação. Vinagre e bicarbonato de sódio são alternativas mais ecológicas ao amaciante que funcionam com qualquer tipo de roupa.
Não perca: Use casca de limão no banheiro e veja isso acontecer
Roupas que não devem ser lavadas em amaciante
Confira os tecidos abaixo para saber mais sobre porque você não deve usar amaciante com eles.
Toalhas de banho
Apesar de muitas pessoas considerarem que usar amaciante nas toalhas de banho é uma excelente opção para mantê-las macias e confortáveis contra a pele, o uso regular na máquina de lavar pode encurtar a vida útil de suas toalhas porque o produto tem a capacidade de reduzir a absorção de água dos tecidos.
Tecidos esportivos
A tecnologia em tecidos esportivos permite malhar com mais conforto do que nunca, criando peças que eliminam o suor e mantêm o corpo na temperatura ideal. O amaciante pode deixar resíduos nesses tipos de tecido, diminuindo sua eficácia.
Microfibra
A microfibra, constituída por fibras sintéticas extremamente finas, é frequentemente utilizada como matéria prima para produzir panos para limpeza e panos descartáveis devido à sua elevada aptidão de absorvimento de sujidade e fuligem.
A limpeza de roupas de microfibra com amaciante enfraquece o tecido, fazendo com que as fibras se emaranhem.
Tecidos anti-inflamável
Uniformes e pijamas são usos comuns para tecido anti-inflamável. Assim, usar amaciante para lavar estas roupas diminuem a resistência ao atrito.
As sobras do produto formam uma camada sobre as fibras do tecido, tornando a área mais propensa a queimar.
Jeans
O amaciante também pode enfraquecer as fibras do jeans. Evite usar amaciante em jeans se quiser mantê-los ajustados como quando os comprou, pois o produto amacia e desbota o tecido.
Tome os cuidados indicados para não uso do amaciante e conserve as suas roupas por mais tempo.
Veja agora: Tire manchas de travesseiro com essa dica infalível