O golpe do salário-maternidade atinge diversas pessoas, e por isso, é necessário saber como se prevenir. Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Para que assim, você que vai solicitar o benefício, saiba como evitar as ciladas que os criminosos fazem para aplicar golpes. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Golpe do salário-maternidade atinge diversas pessoas, veja como se prevenir
Conforme mencionado acima, o golpe do salário-maternidade atinge diversas pessoas. Dessa forma, é muito importante entender como os criminosos aplicam esse golpe para poder se prevenir. Sendo assim, o golpe do salário-maternidade consiste em ligações telefônicas ou mensagens fraudulentas, que os golpistas enviam para mulheres, oferecendo muitas facilidades e ajuda para que elas consigam receber o benefício.
Ademais, as mulheres passam as informações pessoais para os golpistas, que se passam por atendentes do INSS, que por sua vez, usam essas informações para conseguir receber o benefício em nome da segurada. Portanto, é essencial saber como se prevenir dessas ciladas. Para isso, você pode seguir as seguintes orientações:
1.Saiba a forma correta de pedir o salário-maternidade
Primeiramente, para prevenir o golpe do salário-maternidade, é necessário saber o jeito certo de solicitar o benefício. Por isso, veja abaixo a única maneira legal de fazer a solicitação do benefício:
- Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com seu usuário e senha;
- Caso ainda não possua uma conta, basta seguir as instruções do app para criar;
- Então, clique no botão “Novo Pedido” e busque por “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural”;
- Assim, aparecerá uma lista em que você deverá selecionar o nome do serviço/benefício;
- Por fim, leia com atenção todas as informações que o aplicativo apresentar e siga as instruções para avançar com o pedido.
Depois de enviar a solicitação, o INSS irá analisar. Assim sendo, você poderá acompanhar o andamento através do próprio Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligando para o telefone 135.
2.Cuidado com os golpes na internet
Ademais, estar atento aos golpes na internet também é essencial para evitar o golpe do salário-maternidade.
Portanto, tome cuidado com sites e redes sociais que oferecem facilidades e se apresentam como canais para conseguir o benefício. Isso porque esses canais representam riscos à segurança dos seus dados.
Além disso, o INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício, nem cobra multas ou valores antecipados para a liberação do salário-maternidade. Por isso, não forneça dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, em sites de origem desconhecida.
3.Alerta para evitar golpes
Finalmente, ao se deparar com promessas de facilidades na obtenção do salário-maternidade, desconfie. Mantenha-se informado sobre os procedimentos corretos, como o pedido através do Meu INSS. Além disso, não compartilhe informações pessoais em sites ou redes sociais de origem duvidosa.
Agora que você sabe como se prevenir do golpe do salário-maternidade, compartilhe essa informação com outras pessoas e contribua para a conscientização sobre esse problema. Além disso, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!