Chamado de golpe do número telefônico com prefixo 0800, essa fraude busca obter informações confidenciais das vítimas ou realizar transferências fraudulentas usando o Pix. As variações desse golpe mudam a cada ano, mas o objetivo é sempre o mesmo.
Veja os detalhes sobre esse novo golpe a seguir.
Golpe do 0800
Uma nova forma de roubo está se tornando comum via mensagens de texto. Dessa forma, os criminosos enviam SMS para as vítimas, geralmente de números curtos como 25500, com informações falsas sobre compras, transações, cobranças de dívidas ou atualizações de segurança da conta.
Assim, no final da mensagem, eles pedem que a pessoa ligue para um número começando com o prefixo 0800 ou clique em um link suspeito, que leva a uma chamada telefônica. Durante a ligação, os golpistas tentam obter dados pessoais ou um código de autenticação para realizar transações financeiras fraudulentas.
Ademais, essa tática é chamada de engenharia social e é usada pelos criminosos para explorar a vulnerabilidade das vítimas e obter informações confidenciais.
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Palavras do especialista
De acordo com Delmar Araújo Bittencourt, coordenador do Ciberlab da Polícia Civil da Bahia, os golpistas desse tipo de abordagem procuram causar um impacto emocional em suas vítimas, assim como em outros golpes.
Dessa forma, os golpistas usam uma tática chamada de “maquiagem” para usar o prefixo 0800. Assim, nessa tática, eles ocultam o verdadeiro número de telefone por meio de um link.
Um levantamento feito pela plataforma tellows, que registra vários números de telefone no Brasil, identificou os principais contatos relatados como tentativas de golpe com o prefixo 0800.
Sendo assim, os números 08000500230, 08001110021 e 08001110021 foram os mais denunciados nos últimos 30 dias. As mensagens relacionadas a esses números estão relacionadas a temas como penhora de bens, Bradesco e cobranças, respectivamente.
Como se proteger desse golpe?
Primeiramente, é importante nunca fornecer informações confidenciais por telefone. Vale ressaltar que os bancos nunca ligam solicitando senhas.
Dessa forma, sempre desconfie de mensagens que peçam para digitar o PIN recebido por SMS. Procure o número do banco no verso do seu cartão e não confie em mensagens de WhatsApp ou SMS.
Lembrando que os golpistas realizam transações para várias contas. As contas de destino podem ser identificadas pelas autoridades policiais. Além disso, os bancos podem alertar os proprietários de contas sobre transações fraudulentas e solicitar a devolução do valor.
Por fim, é importante que você registre a ocorrência na delegacia virtual ou na unidade policial mais próxima. Mantenha seu banco informado sobre o incidente. A polícia trabalhará em conjunto com os bancos para rastrear o dinheiro e identificar os responsáveis.
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Outros tipos de fraude
Golpe do familiar que quebrou o carro:
- O bandido liga aleatoriamente se passando por parente distante.
- Diz que o carro quebrou e pede ajuda financeira.
- Solicita transferência para pagamento de mecânico, ferragem, borracharia, etc.
Cartão clonado:
- Falso funcionário de administradora de cartão de crédito liga.
- A seguir, esse golpista informa sobre compra duvidosa e pede confirmação.
- Solicita ligação para o 0800 da empresa.
- Mantém ligação aberta e gravação falsa é reproduzida.
- Vítima fornece dados pessoais, senha e código verificador.
- Golpistas enviam motoboy para recolher cartão cortado, mas com dados legíveis.
- Por fim, realizam compras com os dados do cartão.
Falso empréstimo:
- Anúncios com crédito fácil e rápido em sites e redes sociais.
- Oferecem juros baixos, parcelamento sem consulta ao SPC/Serasa.
- Cobram taxa para liberação do crédito.
- Alegam taxas falsas, seguros de crédito, etc.
Golpe do conto do bilhete:
- Abordagem de pessoa humilde com bilhete premiado.
- Golpista finge medo de resgatar prêmio e pede ajuda.
- Segundo criminoso fala com suposta Caixa Econômica Federal.
- Convencem vítima a transferir valores e entregar cartões.
- A vítima acredita que receberá parte do prêmio, mas bilhete é falso.
Falso sequestro:
- Golpista liga aleatoriamente e finge estar ter sequestrado algum parente da vítima.
- A vítima fornece informações pessoais.
- Em seguida, o criminoso pede transferências para conta de laranja.
- Mantém vítima na linha até realizar as transferências.
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