Segundo uma investigação da Cybernews, anunciada no dia 24 de novembro de 2022, 487 milhões de números de celular de usuários estão sendo vendidos na Deep Web. Um hacker fez a publicação de dados do WhatsApp para venda e os pesquisadores confirmaram uma amostra e chegaram à conclusão de que as informações eram reais. Por isso, cuidado com os vazamentos de dados do WhatsApp.
Por que ter cuidado com os vazamentos de dados do WhatsApp?
Para quem não entende muito de mídia digitais, especialmente as redes sociais de conversas online como o WhatsApp, pode acabar não conhecendo os riscos. No entanto, tudo que temos na internet são essas informações e, por causa disso, as empresas que as mantêm precisam garantir uma segurança extrema para que nossas informações não caiam em mãos erradas.
Por exemplo, o vazamento de dados pode fazer com que conversas privadas tornem-se públicas e, em mãos erradas, elas podem ser motivo de chantagem. Por isso, saiba que é preciso ter muito atenção com a segurança dessas redes sociais e falaremos mais sobre isso a seguir. Confira:
Como ter mais cuidado para evitar vazamentos de dados do WhatsApp?
A maior parte dos hackers buscam acessar portas mais fáceis de serem abertas para invadirem sistemas mais complexos como o WhatsApp. Afinal, essa rede social usa a criptografia de ponta a ponta e isso garante uma segurança maior para os dados dos usuários. No entanto, as pessoas precisam usar todos os dispositivos de segurança oferecidos pelo app para garantir a privacidade de suas informações pessoais.
O país que mais sofreu com os vazamentos de dados do WhatsApp recentemente foi o Egito, com quase 45 milhões de números vazados. O Brasil ficou em 20° nessa lista com mais de 8 milhões de pessoas afetadas pelo vazamento de dados. Entre tantos outros, 84 países tiveram problemas relacionados com isso.
O hacker não apontou de onde vieram essas informações, mas disse que usou um “esquema” conhecido no meio digital. O mais provável é que, segundo pesquisadores da área, eles usaram uma técnica conhecida como raspagem de dados, ou seja, o hacker extrai e compila informações públicas, mesmo que não exista qualquer falha na segurança do aplicativo.
A prática é proibida pelo WhatsApp, pois mesmo as informações tornadas públicas pelos usuários ainda seguem políticas de privacidade que impedem qualquer comercialização de informação.
Então, para ter cuidado com os vazamentos de dados do WhatsApp, mantenha suas informações sempre em caráter privado e use todos os procedimentos de privacidade possíveis dentro da rede de conversas mais usada do mundo. Pois, quanto maior a sua segurança, menores são as chances de ter dados vazados.