O Pix se tornou o método de pagamento mais utilizado e popular no Brasil. Sendo assim, ele continua atraindo mais usuários devido à sua facilidade e rapidez, de acordo com uma pesquisa da empresa FICO. O resultado foi divulgado recentemente e não foi uma surpresa.
Entretanto, à medida que o Pix se torna mais popular, também aumenta a incidência de golpes relacionados a essa forma de pagamento.
Dessa forma, um novo golpe tem chamado atenção e foi alertado até mesmo pela empresa Serasa. Veja os detalhes a seguir.
Golpes do Pix
Infelizmente, as fraudes relacionadas ao Pix estão causando um grande impacto na população, com muitas pessoas se tornando vítimas de criminosos que se aproveitam das transações feitas por meio dessa ferramenta.
De acordo com um estudo conduzido pela empresa FICO, embora o Pix tenha recebido uma avaliação positiva por parte dos brasileiros, constatou-se que 22% da população já foi vítima de fraudes relacionadas ao sistema.
Além disso, aproximadamente 65% dos entrevistados conhecem alguém que sofreu algum tipo de prejuízo semelhante.
Veja também: IMPOSTO DE RENDA: cuidado com ESTE golpe alertado pela Receita
Serasa alertou sobre golpes
Com o aumento constante dos crimes virtuais, a empresa de análises de crédito Serasa compilou uma lista dos golpes mais populares atualmente.
Desse modo, um dos golpes mais conhecidos é o do cadastro do Pix, no qual a pessoa recebe uma mensagem com o nome de uma instituição financeira, solicitando que ela cadastre uma chave do Pix em um link falso.
A lista também inclui o golpe do comprovante falso no Pix, o golpe do Pix errado e o golpe do Pix agendado.
Por fim, o último é o golpe do Robô do Pix, que ocorre principalmente no Instagram e outras redes sociais. Assim, nele, a vítima acredita estar participando de uma promoção e é instruída a fazer uma transferência mínima para receber uma vantagem que promete um retorno quase dez vezes maior do valor investido. Contudo, infelizmente, o dinheiro nunca é devolvido.
Veja também: Dados PREOCUPANTES sobre o Pix deixam usuários em alerta
Por que ocorrem tantas fraudes?
Segundo a pesquisa da FICO, os golpes acontecem principalmente porque as instituições financeiras não fornecem informações adequadas para educar seus clientes.
Além disso, conforme o levantamento da FICO, 79% dos entrevistados concordam que os bancos devem investir em sistemas de detecção de fraudes mais eficazes. Ademais, 62% dos participantes da pesquisa expressaram o desejo de receber alertas quando estiverem em iminente risco de se tornarem vítimas.
Veja também: Caixa Econômica emite alerta sobre GOLPE