O Pix é um jeito rápido de pagar que funciona a qualquer hora, todos os dias. Além disso, é de graça. Desde 2020, muita gente gosta de usar o Pix para transferir dinheiro de forma simples e rápida. Porém, juntamente com suas conveniências, também surgiram os perigos de cair em golpes que exploram o sistema.
Sendo assim, um dos mais frequentes é conhecido como golpe do Pix falso, o qual envolve o envio de um documento falsificado, alegando que o pagamento foi efetuado, quando, na realidade, não aconteceu.
Esse tipo de fraude costuma ser praticado em transações informais, como vendas online ou prestação de serviços. Nesse cenário, o golpista se vale da confiança da pessoa enganada e da velocidade do Pix para ludibriá-la e obter o produto ou serviço sem desembolsar qualquer valor.
A seguir, veja como identificar o golpe do Pix falso.
Aprenda a identificar um comprovante de Pix falso
Para evitar cair em golpes e fraudes, é crucial saber identificar um comprovante de Pix falso. Os golpistas podem fazer pequenas mudanças para enganar as vítimas.
A seguir, veja o que observar:
- Marcas de edição: Os comprovantes de Pix têm um padrão consistente em todo o documento. Se você notar mudanças de cor em partes do comprovante ou alterações na fonte das letras, é possível que seja falso. Fique atento também à qualidade do documento – desconfie se algumas partes parecerem bem feitas e outras parecerem de má qualidade.
- Data e horário: Todos os comprovantes de Pix exibem a data e o horário da transação. Se alguém afirmar que fez a transferência naquele momento específico, verifique essa informação no comprovante.
- Saldo da conta: O Pix é instantâneo, o dinheiro é transferido em poucos segundos. Por isso, não entregue produtos ou finalize serviços antes de conferir o saldo da sua conta e o extrato para confirmar se o dinheiro foi realmente depositado.
Veja também: Alerta de Golpe INSS: Veja dicas para não cair em uma armadilha
Agendamento x transferência
Outra coisa para prestar atenção é que o agendamento do Pix não é o mesmo que a transferência. Assim, quando você agenda, está apenas marcando para fazer a transferência em outro dia ou horário.
Porém, agendar o Pix não significa que o dinheiro vai mesmo para a conta da outra pessoa. Isso acontece porque o agendamento pode ser cancelado mesmo após ser confirmado.
Por isso, é bom ficar alerta e não considerar o agendamento como prova de pagamento.
Sendo assim, é bom reparar nesse detalhe no comprovante para não cair no golpe do Pix falso, já que os golpistas costumam usar essa tática. Eles agendam o pagamento, mostram o comprovante, mas depois cancelam a transferência, deixando o vendedor sem receber o dinheiro.
Então, no comprovante do Pix, deve estar escrito “transferência realizada”. Fique de olho nesse ponto.
Veja também: Golpe do PIX no Bolsa Família está sendo aplicado e preocupa beneficiários
O que fazer caso eu caia no golpe?
Se você caiu no golpe do Pix falso, siga estas etapas para tentar resolver a situação e recuperar o que perdeu:
- Registre um boletim de ocorrência: Faça isso o mais rápido possível. Muitas vezes, é possível fazer o registro online. Acesse o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado e forneça seus dados e detalhes da situação.
- Contate o seu banco: Entre em contato com o seu banco imediatamente e explique a situação. Eles tomarão as medidas necessárias para ajudar.
- Guarde evidências: Guarde todas as provas do golpe, como mensagens de conversas, o comprovante falso de Pix que você recebeu e qualquer coisa que possa mostrar a fraude.
Portanto, seguindo esses passos, você estará tomando as medidas necessárias para lidar com o golpe do Pix falso e aumentar suas chances de recuperar o que foi perdido.
Veja também: Fique atento com estes golpes no salário-maternidade