O abono salarial do PIS/PASEP está prestes a começar para diversos trabalhadores brasileiros. Porém, o Banco Central emitiu um alerta sobre as falsas mensagens em relação ao sistema de valores a receber pelos trabalhadores.
De acordo com o Banco Central, os serviços de atendimento registraram grande volume de consultas. Isto é, sobre informações falsas que foram passadas para os trabalhadores, sobretudo através da internet. Em 2022, diversos golpes do PIS/PASEP marcaram o ano, principalmente através da internet.
Por causa disso, a instituição recomenda uma série de medidas que visam evitar que os cidadãos caiam em golpes. Além disso, confira a seguir dicas de cibersegurança.
Como evitar golpes do PIS/PASEP
Para evitar golpes do PIS/PASEP cuidado com links e SMS
O órgão monetário orienta que o cidadão ignore mensagens e não clique em links enviados pelas redes sociais. Por exemplo, através do WhatsApp. Pois, de acordo com o Banco Central, ao acessar um link, o usuário permite o acesso a informações. Assim, facilita o roubo de senhas e até a instalação de vírus e programas espiões.
Além disso, também alerta sobre mensagens via SMS, orientando que o cidadão ignore tais mensagens. Mas, fique atento quanto às mensagens oficiais do banco. Pois, a maioria das instituições bancárias mandam SMS sobre as transações realizadas. Dessa forma, é possível prever se alguém está em uso de suas informações e realizando transações.
As fraudes exercidas sobre essas formas de acesso ao trabalhador, são conhecidas como golpes de phishing. Assim, os criminosos podem se passar por funcionários das agências bancárias e enganar as vítimas. Além disso, a maioria dos golpes solicitaram o número de CPF e a entrega da chave PIX.
Também pediam que as vítimas compartilhassem o mesmo link fraudulento com os contatos. Por isso, não compartilhe com os familiares e conhecidos os links.
Antivírus
Instale em seus aparelhos eletrônicos sistemas de segurança como antivírus que tenham tecnologia integrada, ou seja, que seja capaz de evitar fraudes financeiras.
Senhas
Escolha senhas difíceis de decifrar e evite a associação com seus dados. Por exemplo, não coloque uma senha com sua data de nascimento. Assim, opte por criar padrões aleatórios com números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos. Além disso, não compartilhe sua senha com mais ninguém e faça a troca de senhas com frequência.
Cartões
Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões que não estão mais em uso. Dessa forma, tome cuidado ao se desfazer dos cartões, principalmente da destruição do chip e da tarja preta.
Acesse os canais oficiais do PIS/PASEP
Além disso, o Banco Central sugere que os trabalhadores acessem os canais oficiais para consultar o PIS/PASEP, ou seja, canais da CAIXA ou do Banco do Brasil.
Certificação digital
O site do Serasa fornece a dica de atentar-se à certificação digital na página inicial de algum link. Além disso, atente-se para o endereço do link que deve começar com “https” e não com “http”.
Qualidade dos textos
Uma das formas de saber se você vai cair em um golpe é procurar pistas. Assim, erros de português e fotos com qualidade ruim são indícios de sites não idôneos. Dessa forma, fique atento na hora de consultar seu PIS/PASEP.