Hoje nós vamos passar algumas informações para que você tome cuidado com este novo golpe do FGTS e veja como se prevenir. Recentemente, tem circulado nas redes sociais um novo golpe relacionado ao FGTS, que tem enganado muitos trabalhadores brasileiros. É importante estar alerta para não cair neste golpe e perder dinheiro.
E por isso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa ficar por dentro de como este novo golpe funciona e saiba o que fazer para não cair nele. Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todas as informações necessárias para se prevenir deste novo golpe.
Como funciona o novo golpe do FGTS?
O novo golpe do FGTS começa com uma mensagem de texto ou e-mail, supostamente enviada pela Caixa, informando ao trabalhador sobre o saque do FGTS. A mensagem indica que há um saldo disponível para saque e orienta o trabalhador a clicar em um link para realizar o procedimento. Ao clicar neste link, a vítima é levada a uma página fraudulenta que solicita as informações pessoais e bancárias do trabalhador.
O grande problema deste golpe é que ele costuma ser bem convincente, utilizando nomes e logos de empresas e instituições financeiras de forma a passar a imagem de ser uma comunicação oficial. Além disso, como muitos brasileiros estão passando por dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19, o anúncio de um saldo no FGTS pode ser muito tentador e acabar fazendo a pessoa acabar se rendendo.
Como se prevenir do novo golpe do FGTS?
Para evitar cair neste tipo de golpe, é necessário estar atento a alguns pontos:
- Desconfie de mensagens que chegarem por SMS ou e-mail, mesmo que pareçam ser oficiais;
- Verifique se a mensagem contém erros gramaticais ou de formatação que poderiam indicar que ela é fraudulenta;
- Não forneça informações pessoais ou bancárias para sites que não sejam oficiais;
- Entre em contato com a instituição financeira ou empresa para confirmar a existência de um saldo no FGTS antes de clicar no link;
- Não acredite em propostas que parecem boas demais para ser verdade, como a possibilidade de saque total do FGTS.
O que fazer caso já tenha caído no golpe?
Caso você já tenha caído no golpe, é importante tomar algumas medidas imediatas para minimizar seus prejuízos, como:
- Entrar em contato com a sua instituição financeira para bloquear o cartão de crédito ou débito que possa ter sido comprometido;
- Alterar todas as suas senhas, principalmente as que envolvem informações bancárias;
- Fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
- Além disso, informe a Caixa Econômica Federal sobre o golpe, para que a instituição possa alertar outros trabalhadores e tomar medidas para evitar que mais pessoas sejam vítimas do mesmo golpe.
Agora que você já sabe tudo sobre o novo golpe do FGTS, como prevenir e o que fazer se já caiu, é só seguir nossas instruções para evitar problemas financeiros.