Os golpes em aposentados infelizmente são bem comuns no Brasil. Isso porque, os criminosos levam em conta a vulnerabilidade dessa categoria de segurado do INSS para furtar o dinheiro do benefício e até mesmo roubar os dados para fazer empréstimos. Sendo assim, é muito importante que todos os segurados do INSS se conscientizem e saibam como o golpe em aposentados funciona.
Para isso, reunimos algumas das principais informações para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bandidos aplicam este golpe em aposentados
Conforme já mencionado anteriormente, no Brasil, infelizmente, os golpes financeiros são um problema recorrente e afetam principalmente os grupos mais vulneráveis da sociedade, como os aposentados. Um dos golpes mais comuns direcionados a esse público é o do crédito consignado.
Dessa forma, é preciso que os idosos estejam atentos e informados, e tomem todas as medidas de segurança para evitar cair em armadilhas financeiras.
O que é o golpe do crédito consignado?
O golpe do crédito consignado consiste em criminosos entrarem em contato com aposentados, oferecendo vantagens para que eles contratem empréstimos consignados, através de ligações telefônicas ou até mesmo visitas pessoais.
Assim sendo, os bandidos utilizam a desinformação e a vulnerabilidade dos idosos para persuadi-los a fornecer informações pessoais e assinar contratos, muitas vezes sem saber o real custo do empréstimo.
Como os golpistas conseguem aplicar este golpe em aposentados?
Ademais, os bandidos geralmente obtêm dados pessoais dos aposentados através de vazamentos de informações ou até mesmo com a ajuda de funcionários desonestos de instituições financeiras.
Dessa forma, com os dados em mãos, entram em contato com os idosos se apresentando como representantes de bancos ou financeiras, oferecendo empréstimos com taxas atrativas e prazos de pagamento longos. Além disso, eles aproveitam a confiança e necessidade financeira dos aposentados para convencê-los a fornecer informações pessoais, como números de documentos e senhas de acessos.
Quais as consequências para os aposentados?
Os aposentados que caem no golpe do crédito consignado enfrentam diversas consequências negativas. Isso porque, além do prejuízo financeiro, que leva à inadimplência e endividamento, eles também sofrem com a exposição de informações pessoais, como dados bancários e documentos, o que facilita outros tipos de fraudes e roubos de identidade.
Como se prevenir contra o golpe em aposentados?
Para se prevenir contra o golpe do crédito consignado, os aposentados devem adotar algumas precauções. Em primeiro lugar, é fundamental desconfiar de qualquer oferta de crédito feita por telefone, principalmente se o interlocutor pedir informações confidenciais.
Entretanto, caso recebam esse tipo de contato, os aposentados devem procurar os canais oficiais dos bancos pelos meios de comunicação conhecidos. Assim como a agência bancária, para confirmar a veracidade dessa oferta. Além disso, outra medida importante é manter-se informado sobre seus direitos e deveres quanto ao crédito consignado. Para isso, busque informações junto a órgãos de defesa do consumidor.
Agora que você já sabe tudo sobre o golpe em aposentados do crédito consignado, siga as orientações de prevenção para não cair nessa armadilha. Ademais, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!