Assumir o cabelo natural e se libertar de procedimentos químicos, que visam alisar os cachos, é o objetivo da transição capilar! O cronograma capilar para fios em transição vai te auxiliar a deixar o cabelo mais saudável e forte durante esse processo!
Cuidar do cabelo neste momento de transição vai exigir paciência e dedicação, mas no final vai valer a pena ficar livre dos produtos químicos e da chapinha! Com o cronograma capilar você vai conseguir ter uma rotina de cuidados intensos para recuperar seu cabelo e deixá-lo maravilhoso.
Cronograma capilar para fios em transição
Basicamente, no seu cronograma de cuidados você terá que incorporar uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. Existem vários tipos de cronograma capilar para fios em transição, o que vai ser melhor para seu cabelo vai depender da estrutura dele e, também, do tempo que você vai separar para se dedicar ao processo.
A rotina da hidratação é a mais frequente no cronograma, pois os cabelos cacheados e crespos são mais secos por causa da estrutura espiral dos fios. Por causa dos cachos, a oleosidade da raiz tem mais dificuldade de chegar nas pontas.
Já, na etapa da nutrição, você vai repor os lipídios e oleosidade que o cabelo necessita, além disso estimula o crescimento do fios e o brilho. Por fim, na etapa da reconstrução você vai focar na recuperação do cabelo danificado, para que os fios tenham mais força e fiquem mais definidos.
Abaixo segue um cronograma capilar para fios em transição no qual a pessoa vai separar 3 dias da semana para fazer alguma das 3 rotinas citadas acima.
- 1ª semana – no domingo separe um tempo para hidratar o cabelo; na quarta, cuide da nutrição dos fios e na sexta, é o dia de fazer a reconstrução;
- 2ª semana – no domingo cuide da nutrição dos cachos; na quarta faça uma hidratação bem caprichada; na sexta, faça mais uma etapa de nutrição;
- 3ª semana – repita o cronograma capilar para fios em transição da primeira semana;
- 4ª semana – no domingo e na quarta, hidrate o cabelo; na sexta, cuide da nutrição.
Esse é apenas um exemplo de cronograma capilar para fios em transição, sendo que o ideal é que você veja qual se encaixa melhor para você. Se o seu cabelo não estiver tão danificado, comece o tratamento com dois dias na semana e depois mude para três, caso veja necessidade.