É normal, especialmente em ambiente de trabalho, que algumas pessoas tenham mais experiência que as outras. Nesses casos, elas podem tentar oferecer críticas construtivas aos mais novos, mas é preciso saber como fazer isso para que eles entendam e se disponham a mudar.
Afinal, se você está apontando algum erro ou melhoria que alguém pode fazer, é porque quer que essa pessoa alcance todo o seu potencial naquela situação. Por isso, não adianta falar de uma forma que a ofenderá e a fará não querer seguir suas sugestões.
Pessoas difíceis no trabalho: veja como lidar com elas
Portanto, se você quer fazer críticas construtivas a alguém, saiba como fazê-lo da forma correta!
Não fale na frente de outras pessoas
Mesmo que você ache que está tudo bem, ou que a pessoa não se importará em ser criticada na frente de outras pessoas, não faça isso. Ninguém gosta que apontem erros na frente dos outros e isso já criará uma resistência por parte da pessoa. Por isso, chame-a onde vocês possam ficar a sós e só então diga, com cuidado, o que precisa dizer.
Ofereça algumas dicas, se for do interesse da pessoa recebê-las
Para começar a oferecer uma crítica construtiva, não chegue apontando os erros da outra pessoa. É muito importante que ela receba bem as suas sugestões. Por isso, ofereça a ela algumas dicas para despertar o seu interesse. Apenas depois fale o que acha que poderia ser melhorado.
Faça a pessoa perceber que você também já passou por isso
Para evitar constrangimento, mostre para a pessoa que todo mundo erra e conte como você também já passou por algo parecido. Dessa forma, ela entenderá que você está apenas dando um toque, um conselho, e não se sentirá mal ao ter seus erros apontados.
Críticas negativas: saiba como lidar com elas
Mostre como a pessoa pode melhorar e não mudar
Sempre dê a conversa o tom de algo que está bom, mas pode ficar melhor. Isso fará com que a pessoa tenha mais disposição para mudar. É preciso entender que as pessoas são muito resistentes à mudanças. Por isso, se elas acham que é só melhorar algo aqui, ou ali, é mais fácil que se disponham a fazê-lo.
Elogie, além de criticar
Se você está apontando um erro em uma pessoa, mostre a ela que, assim como é capaz de perceber as falhas, também percebe os acertos. Dessa forma, ela sentirá que você realmente a enxerga e ao trabalho dela e não está ali apenas para criticar. Por isso, comece elogiando sua capacidade e depois diga que acredita que, com os conhecimentos que tem, ela pode ir além.
Não fale sem também oferecer uma solução
Por fim, não adianta conversar com as pessoas apenas para mostrar a elas o que está errado. Por isso, quando chegar para oferecer uma crítica construtiva a alguém, leve à pessoa também a solução. Isso fará, inclusive, que ela esteja mais disposta a tentar as mudanças que você sugeriu.
Pessoas negativas: porque você não deve dar ouvidos a essas pessoas