O advogado Cristiano Zanin, que atuou como defensor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos anos, foi oficialmente nomeado nesta quarta-feira (05) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa nomeação para o cargo foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU).
PGR defende no STF separação obrigatória de bens para casamentos de pessoas a partir de 70 anos
Antes da nomeação, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, já havia marcado a posse do advogado – conforme informações publicadas pelo portal do STF, a cerimônia de posse foi marcada para o dia 03 de agosto. A marcação da data aconteceu após Rosa Weber ter tido uma reunião com Cristiano Zanin. Na ocasião, o advogado ainda se encontrou com os demais ministros do STF e ainda conversou com a cúpula administrativa do STF para ter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete.
Assim como publicou o Brasil123, Cristiano Zanin vai assumir uma cadeira na Corte com o segundo menor acervo: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril ao completar 75 anos, idade máxima para um ministro manter o cargo na Corte. Essa indicação do advogado foi polêmica, pois ele, que é próximo a Lula, foi o defensor do petista durante a Lava Jato, operação da Polícia Federal (PF) que culminou na prisão do atual presidente, que ficou detido por mais de 500 dias em Curitiba, no Paraná.
Apesar da polêmica envolvendo o nome de Cristiano Zanin, as informações são de que sua indicação foi bem vista pelos ministros que hoje compõem o STF. Assim que ele foi indicado, por exemplo, Alexandre de Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), usou as redes sociais para expressar que, em sua visão, a indicação do advogado de Lula foi “merecida”. Outro que parabenizou o novo ministro foi Luís Roberto Barroso, que afirmou que Cristiano Zanin “sempre atuou com elevada qualidade profissional” e que o vê como “advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades”.
Dias Toffoli e Luiz Fux também se pronunciaram. O primeiro afirmou ter recebido “com satisfação” a aprovação de Cristiano Zanin. “Com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”, relatou. Já o segundo disse que a aprovação de Cristiano Zanin “revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte” e que o novo membro “será recebido de braços abertos”.
Leia também: Alexandre de Moraes analisará recurso de Bolsonaro contra condenação no TSE