Com queda nas vendas do varejo e problemas para manter a adimplência dos clientes com o cartão de crédito, a Riachuelo anunciou o fechamento de uma loja importante para a rede. O anúncio, que foi feito no dia 1° de março, avisou que os clientes não terão mais acesso à loja no Centro Histórico de Porto Alegre. Atualmente, a rede conta com mais de 380 lojas em todo o país.
Para efetuar o fechamento da loja, a Riachuelo adotou medidas para tentar vender os produtos de forma mais acelerada. Com isso, está vendendo roupas com descontos maiores e com “queima total” em diversos produtos da loja.
Crise na Riachuelo?
Apesar do aumento da inadimplência e uma queda nas vendas das varejistas como um todo, a Riachuelo nega que esteja passando por dificuldades. O setor de varejo de roupas e demais produtos vem sendo fortemente analisado pelos economistas, principalmente após o anúncio de problemas financeiros com as Americanas. Segundo a empresa, o fechamento faz parte de um ajuste “pontual”.
Além disso, a empresa afirma que o fechamento dessa loja no Centro Histórico de Porto Alegre acontecerá porque existe uma outra loja, da mesma rede, a pouco mais de 600 metros. Com isso, não faria sentido ter duas lojas próximas. Para os frequentadores do local, a compra de roupas é uma rotina, principalmente porque perto da Riachuelo existe outra loja de uma das principais concorrentes, a Renner.
Dessa forma, economistas dizem que é importante que a empresa reduza custos para conseguir competir com preços das concorrentes. Além disso, a Riachuelo justifica que não fez nenhuma demissão em massa e que os funcionários da loja trabalharão em outras lojas da rede, também em Porto Alegre.
Vale lembrar que a empresa é uma das anunciantes no Big Brother Brasil, que tem propagandas caras, na casa das centenas de milhões de reais. Além da Riachuelo, outras empresas anunciaram o fechamento de lojas. Com os problemas na economia, o setor é um dos mais afetados.
Crise no varejo
As altas taxas de juros da economia, os preços mais caros e o poder de compra baixo afetam diretamente as empresas do varejo. Além da Riachuelo, as Americanas, Magazine Luiza, Renner, C&A e até mesmo as Casas Bahia estão anunciando o fechamento das lojas. O problema com as vendas pode demorar a retomar, principalmente porque, quando o orçamento fica apertado, as famílias cortam os gastos com vestuário primeiro.
Além disso, a Marisa anunciou que deve fechar algumas lojas em breve também. Isso aconteceu porque a empresa descobriu, em seu balanço, dívidas que juntas somam R$ 600 milhões. Para renegociar e fazer os pagamentos, a empresa contratou uma gestora de patrimônio e um escritório de advocacia. A Marisa é uma das maiores concorrentes da Riachuelo no setor de vestuário.
Em contrapartida, consumidores de todo o país podem fazer compras no site da Riachuelo, com a troca facilitada de produtos e até com peças exclusivas pelo app.