A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) divulgou dados que demonstram que a crise no setor do entretenimento é preocupante. Apenas em 2020 foram mais de 350 mil shows, eventos esportivos, congressos e teatros que deixaram de acontecer devido a pandemia do novo coronavírus.
No início de fevereiro, um grupo de profissionais do setor de entretenimento se reuniu com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, para conversar sobre algumas possíveis medidas para ajudar os trabalhadores atingidos pela paralização do setor.
A ABRAPE estima que a crise no setor do entretenimento já acarretou a perda de 90 milhões de reais. Mesmo com as inovações das lives e eventos drive in as empresas ficaram no prejuízo, visto que o setor é um dos mais prejudicados desde o início da pandemia.
“Nesse momento, nós somos o setor vulnerável da economia e se nada for feito, certamente a gente vai ser responsável por um desemprego enorme e por outras cadeias que são ligadas com a gente e que vão perder todo esse faturamento”, afirmou o presidente da associação.
Crise no setor do entretenimento
De acordo com os dados da ABRAPE, a cada 100 empresas, 97 não estão trabalhando, atualmente. Ainda, um terço das empresas não conseguiu passar pela crise no setor do entretenimento e fechou as portas. Estima-se que outros um terço vão passar por dificuldades para voltar ao que era antes da pandemia.
O setor está parado desde março de 2020 por obrigação e o lento andamento da vacinação no país não passa confiança para os profissionais da área. Se acontecer uma imunização em massa é possível pensar em um plano de recuperação mais eficaz, porém a falta de previsibilidade não permite qualquer plano concreto.
A ABRAPE realizou uma pesquisa para saber se o público estaria disposto a ir a eventos durante a pandemia e os números surpreenderam. Na última pesquisa, em janeiro de 2021, cerca de 58% dos entrevistados disse que estaria disposto a comparecer em algum evento.
Leia também:
– Cruzamento de dados reduzirá pela metade beneficiários do auxílio emergencial
Acesse o site do Brasil 123 diariamente para acompanhar tudo sobre a crise no setor do entretenimento, bem como outras notícias sobre os direitos dos trabalhadores e a economia.