Uma das maiores empresas de pacotes de viagens do país, o Hurb (antigo Hotel Urbano), está passando por uma crise pública. Os acontecimentos podem afetar diretamente quem tem viagens marcadas pela empresa, que podem ser canceladas a qualquer momento. Na última semana, o agora ex-CEO da empresa, João Ricardo Mendes, debochou de clientes e da situação da empresa. Logo após, pediu demissão do cargo.
Por isso, especialistas dizem que os clientes devem tomar cuidado ao adquirir pacotes da empresa de viagem. Por outro lado, diretores de redes hoteleiras que trabalham com a Hurb dizem que os impactos no setor são mínimos.
Crise no Hurb e nas redes hoteleiras
Redes de hotéis estão começando a se preocupar com os problemas apresentados pela empresa Hurb. Isso porque, segundo hotéis de pequeno porte, já há atraso nos pagamentos, principalmente para as redes que possuem 40 quartos ou menos. Por outro lado, as maiores redes do mundo afirmam que há inadimplência, mas que ainda está em percentuais baixos.
A empresa Hurb ganhou notoriedade ao vender pacotes de viagens excelentes com preços bem abaixo do mercado. No site é possível encontrar viagens para o Rio de Janeiro e Paraty, no mesmo pacote, por R$ 613. Para alguns especialistas, o preço cobrado não chega à despesa com a passagem aérea, apenas.
Dessa forma, muitas pessoas duvidam dos preços praticados pela empresa, que vem sucessivamente sendo acusada de desviar dinheiro dos clientes. Apesar disso, nenhuma dessas afirmações foi comprovada.
Para executivos de grandes empresas, o futuro da empresa é preocupante e pode fazer com que a parceria com grandes redes de hotéis acabe no futuro próximo. Além disso, Ricardo Roman Junior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo (ABIH-SP), afirma que a crise na empresa é mais ligada à empresa que ao setor de viagens.
Vale a pena comprar os pacotes?
Com a recente crise na Hurb, especialistas sugerem que os clientes esperem para comprar seus pacotes. A medida servirá para entender se a empresa continuará de portas abertas ou se a crise atual acarretará o fim da empresa. Vale lembrar que, antes de assinar qualquer compra de pacote de viagens, o cliente precisa ler o regulamento proposto.
Por outro lado, quem tem pacotes comprados não precisa se desesperar. Isso porque os canais de atendimento da empresa seguem abertos. Por isso, é possível tirar dúvidas sobre suas viagens, com datas marcadas, trechos e hospedagens.
Nesta semana, Otavio Brissant assumiu o cargo de CEO da Hurb e novidades podem surgir a qualquer momento sobre o caso.
Saiba mais: Cobrança no Pix? Polêmica volta nas redes sociais