Ao contrário do que muitos economistas acreditavam, a crescente regulação das criptomoedas tem sido boa para investidores. Isso porque, mesmo com as notícias de que os países estão controlando o mercado de criptomoedas, o preço delas segue subindo normalmente. O cenário, por sua vez, é muito diferente de alguns anos atrás, onde regulamentações eram vistas como prejudiciais.
Por isso, quanto mais os países trouxerem a regulamentação a esse mercado, maiores as chances de altas no curto. Especialistas dizem que isso não é em vão e que o movimento pode continuar acontecendo por alguns anos. Por isso, investir em criptomoedas ainda é uma boa aposta.
Os últimos movimentos
Quem acompanha as notícias das criptomoedas sabe que as grandes potências do mundo são contra elas. Isso porque ele têm moedas fortes e, inclusive, que podem competir com o bitcoin, por exemplo, no futuro. Por isso, China e Rússia já baniram a moedas digitais de seus países, mas estudos mostram que isso não aconteceu na prática.
No final da semana passada, a Indonésia aprovou uma tributação em cima das criptomoedas. E isso gerou resultados positivos, já que os investidores agora têm a segurança em investir em algo lícito. Ainda, o mesmo movimento já acontece no Brasil, que ainda engatinha no assunto. Por outro lado, mesmo com as intervenções dos governos em relação a esses ativos, os preços seguem normais. Isso porque, mesmo que o preço das moedas esteja em queda em 2022, essa baixa ficou restrita apenas a janeiro. No mês, o mercado temia sucessivas altas de juros por parte do FED, o banco central americano. De fevereiro para cá, as moedas operam em alta expressiva, chegando a passar dos 10% até agora.
Dessa forma, analistas explicam os motivos de uma regulação ser boa para os investidores, principalmente os menores. Com isso, eles afirmam que ainda há tempo de entrar nas criptomoedas e, quem sabe, fazer alguns lucros ao longo do tempo.
Por que regulamentar as criptomoedas é bom?
Segundo especialistas, a regulamentação em cima das criptomoedas é boa porque permite que grandes investidores acessem esses mercados sem medo. Isso porque grandes fundos de investimentos, nacionais e internacionais, só podem investir em mercados regulados. Ainda, mesmo que o mercado de origem do fundo não seja regulado, ele pode investir através de um mercado onde criptomoedas já tenham incidência de impostos.
E é exatamente por isso que vemos muitos produtos ligados às criptomoedas surgindo. O Brasil aprovou a tributação sobre esses produtos. Assim, há um enorme lançamento de ETF e fundos de investimentos com essa estratégia. Contudo, quando grandes fundos entram para comprar o ativo, as somas são milionárias. Com isso, o preço das moedas digitais pode ir para cima. Dessa forma, quem estiver posicionado antes de esses movimentos acontecerem, pode pegar um bom lucro no curto prazo.
Por outro lado, o longo prazo segue incerto, à medida que as criptomoedas não passam de meros produtos especulativos. Para terem fundamento, seria preciso que elas fossem utilizadas, de fato, como meios de pagamento.