Se você quer investir em criptomoedas, mas não está a fim de abrir conta em uma corretora desse setor, você pode usar outros meios. Isso porque já existem ETF que investem diretamente em criptomoedas e que estão disponíveis para compra na B3, a bolsa brasileira. Com eles, você se expõe ao bitcoin, ao ethereum e a demais moedas digitais, sem abrir mão do conforto de operar na sua corretora.
Por isso, hoje vamos falar sobre quais ativos você deve usar para investir em criptomoedas através da bolsa de valores. Atualmente, existem diversas opções para você investir no mercado do futuro.
As criptomoedas na bolsa
Mesmo que as criptomoedas não estejam listadas diretamente na bolsa, agora você pode comprá-las sem maiores problemas. Isso porque alguns fundos se movimentaram e fizeram carteiras apenas com esses ativos. Após isso, disponibilizaram para os investidores na bolsa de valores. E o resultado, até agora, é bastante satisfatório.
Isso porque os ETF de criptomoedas estão entre os produtos com maior número de cotistas na bolsa. Atualmente, a Hashdex lidera esse ranking com um ETF que investe em muitos criptoativos, não apenas no bitcoin. Com isso, além de investir na maior moeda digital do mundo, você ainda consegue diversificar a sua carteira dentro da própria B3. Contudo, é importante lembrar que dificilmente você conseguirá investir diretamente em criptomoedas menores, como Shiba Inu, Dogecoin, ADA e Solana.
De qualquer forma, você consegue investir nas principais moedas digitais, além de poder diversificar entre ativos de diferentes classes ligadas a esses investimentos tecnológicos. Isso porque existem alguns ETF específicos para isso, que você pode escolher conforme achar melhor.
ETF para investir em ativos digitais
Atualmente, existem diversas opções de ETF para você investir nos ativos digitais. Desde produtos que replicam o preço do bitcoin, até fundos com carteiras bastante diversificadas, você conseguirá montar um portfólio ideal nesse universo. Contudo, especialistas afirmam que você não deve investir mais de 5% do seu capital nesses produtos, dado o alto risco e volatilidade deles.
O ETF mais famoso é o HASH11, que investe em diversas moedas digitais. Com ele, você consegue montar uma carteira diversificada dentro de apenas um produto. Por outro lado, para quem quer investir apenas em bitcoin, os ativos QBTC11 e BITH11 são perfeitos para os investidores. Contudo, para os entusiastas da moeda digital Ethereum, a segunda maior do mundo, os produtos ETHE11 e QETH11 seguem a mesma lógica dos ativos de bitcoin. Mais recentemente, o mercado se deparou com o DEFI11, um ETF que investirá em produtos de finanças descentralizadas, que contempla algumas moedas digitais. Assim como no HASH11, esse novo produto permite diversificar em apenas um código.
Por isso, quando você for montar a sua carteira, lembre-se de usar a estratégia correta também nas criptomoedas. Faça a diversificação entre diversos produtos, além de usar produtos que, por si só, investem em mais de uma forma de ativos digitais.