A Superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alelis Izabel de Oliveira Gomes, revelou uma informação alarmante no sábado (31). De acordo com ela, somente na primeira semana de volta às aulas na rede municipal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, seis crianças relataram aos profissionais da educação terem sido vítimas de abuso sexual durante a pandemia dentro de casa.
De acordo com Alelis, em todos os casos as crianças procuraram professores ou coordenadores da escola para revelar que passaram por esse tipo de trauma. “Muitas vezes a escola é o porto seguro do aluno. Como eles ficaram muito tempo longe, acabaram contando logo na primeira semana aos profissionais que elas confiavam”, explicou a superintendente.
Ainda segundo ela, essas crianças afirmam ter sofrido os abusos dentro de casa, sejam por alguém da família ou por alguém próximo a essas pessoas. Depois de as vítimas revelarem os episódios de violência, os fatos foram repassados ao Conselho Tutelar da cidade, que deve fazer o contato com as famílias. Caso seja comprovado o abuso, a Polícia Civil será acionada.
Capacitação para notar comportamento das crianças
Conforme Alelis Gomes, atualmente, os profissionais da educação em Campo Grande e também de todo o estado de Mato Grosso do Sul estão recebendo orientações e também capacitações para que eles percebam eventuais mudanças no comportamento das crianças, o que pode ser um indicativo de abusos ou quaisquer outros crimes praticados contra essas vítimas.
“Quando crianças sofrem abusos, elas acabam ficando mais tristes, interagindo menos em sala de aula, na Educação Física ou acabam demonstrando de alguma forma na aula de artes. Trabalhamos ao longo dos anos para que os profissionais possam identificar essas crianças que demonstram sinais de algum tipo de trauma, não só sexual, para que possamos ajudá-la a sair deste ciclo de violência”, finaliza a superintendente.
Leia também: Garoto estuprado por três anos em MG denunciou amigo do pai depois assistir a uma reportagem sobre abuso