Para solicitar um cartão de crédito, uma das primeiras exigências que as instituições financeiras querem é que as pessoas sejam maiores de 18 anos. Mas, será que criança pode ter cartão de crédito também?
Afinal, a maioria dos especialistas já estimam que a substituição do dinheiro em espécie pelo cartão é inevitável, pois as gerações atuais estão querendo se livrar cada vez mais da burocracia e dos excessos de papéis.
Portanto, a educação financeira tem que começar desde cedo. Pois, assim, as crianças entendem desde o início a importância de ter cuidado com o crédito. Mas, será que criança pode ter cartão de crédito? Confira aqui no Brasil 123.
Será que criança pode ter cartão de crédito?
Segundo a legislação brasileira, pessoas menores de 18 anos não podem ter cartão de crédito. Até porque, essa é uma responsabilidade que as crianças ainda não têm preparação para encarar, pois é preciso pagar as contas mensais e essa não é uma responsabilidade que os pequenos devem ter.
No entanto, os pais podem oferecer cartões adicionais para seus filhos na maior parte das instituições financeiras, sendo que esse adicional ficará atrelado ao titular, ou seja, com uma mesma fatura e limite compartilhado. Portanto, a base financeira estaria relacionada com o perfil do titular do cartão de crédito.
Além disso, muitas instituições financeiras estão oferecendo possibilidades de criação de conta digital para menores de idade com cartões de débito ou pré-pagos. A ideia é fornecer uma educação financeira para preparar os filhos para o futuro.
Opções financeiras para uma criança
Como foi dito, algumas opções já foram criadas para que as crianças possam ter acesso ao mercado financeiro desde cedo. Assim, além da educação financeira, essas instituições promovem a criação de responsabilidade com o dinheiro para as crianças.
A conta digital do Banco Inter é uma delas. Os pais podem autorizar seus filhos a criar uma conta nessa instituição e realizar movimentações com o cartão de débito oferecido para os pequenos.
O cartão adicional é uma das opções financeiras para crianças mais conhecidas. Nessa modalidade, os pais oferecem um cartão ligado à conta deles para que os pequenos possam gastar do mesmo limite do titular. As instituições financeiras que fornecem essa possibilidade são: Itaú, Banco Original, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander e C6 Bank.
O cartão pré pago é uma modalidade que funciona como uma mesada virtual para que os responsáveis possam depositar um valor para seus filhos aprenderem a usar um cartão de crédito com limite estabelecido pelos pais.
Dessa forma, uma criança pode começar a entender como funciona o pagamento de faturas e a controlar melhor suas finanças desde cedo. O banco Neagle Bank é uma opção para quem deseja essa modalidade de cartão de crédito para crianças.
O ideal é que o limite do cartão funcione como uma mesada, pois as crianças precisam apenas aprender como funciona o sistema financeiro. Além disso, o valor não pode ultrapassar o que for combinado entre pais e filhos para que eles entendam também o conceito de limite que pode ser gasto.