O crescimento no consórcio de imóveis chama atenção, pois nem mesmo a instabilidade dos juros e da economia não diminuiu o seu desenvolvimento. De acordo com a ABAC, o consórcio de imóveis ganha destaque, apesar do sobe e desce da taxa básica de juros (Selic).
Além disso, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, aponta que no mês de junho de 2023, houve o registro da elevação de 20% no comércio de cotas de residências em relação ao mês anterior.
Com esse aquecimento do mercado, é importante que o trabalhador conheça possibilidades que possam facilitar a aquisição da casa própria. Nesse sentido, saber a melhor forma de utilizar o FGTS, associando as vantagens do consórcio, pode acelerar de maneira bem significativa a compra de um imóvel.
Quer entender melhor essa possibilidade de utilizar o fundo de garantia juntamente com o consórcio imobiliário? Continue a leitura do texto até o final!
Crescimento no consórcio de imóveis e o recurso do FGTS
Aproveitar o bom momento do mercado para fazer o casamento dessas duas formas de realizar o sonho da aquisição da casa própria pode ser bem vantajoso.
A princípio existe a possibilidade de utilizar as verbas da poupança trabalhista de duas formas diferentes, associando a compra por consórcios. Contudo, em ambas as opções o comprador consegue deixar a compra mais flexível, gerando vantagens em relação ao tempo ou ao valor do bem.
Usar o recurso do FGTS como lance nas assembleias mensais
Assim, na primeira possibilidade o consorciado pode utilizar o FGTS para oferecer lance nas assembleias que acontecem mensalmente. Dessa maneira, ele não necessita esperar pelo sorteio, e pode agilizar os trâmites, adquirindo de forma muito mais rápida o seu imóvel.
Então, ao utilizar uma parcela dos recursos do FGTS como lance, o cotista aumenta as chances de contemplação antecipada.
Usar o recurso do FGTS para complementação da carta de crédito
Na segunda possibilidade de uso o consorciado pode obter uma vantagem muito relevante para quem sonha com uma residência de maior valor. Assim, o cotista tem a possibilidade de usar o saldo obtido através do FGTS para acrescentar ao valor da carta de crédito, somando um montante que viabiliza a aquisição de um imóvel de valor maior aos planos iniciais ao adquirir o consórcio.
Essa opção pode representar uma saída bem interessante para aqueles momentos de alta nos preços do setor imobiliário, esse recurso vai permitir ao consorciado mais poder de negociação.
Uso inteligente do FGTS para aproveitar o crescimento no consórcio de imóveis
De acordo com o vice-presidente de Negócios da Embracon, Luís Toscano, quando o trabalhador usa o fundo de garantia no sistema de consórcios, ele tem a possibilidade de realizar a aplicação de uma verba significativa na compra de seu imóvel residencial. Podendo potencializar de modo estratégico e inteligente a chance de realizar seu objetivo.
Segundo Toscano, o sistema de consórcios pode representar uma opção para fazer economia com segurança. Evitando portanto as taxas de juros abusivas, o que é muito recorrente nos demais financiamentos.
E você pretende aproveitar o embalo desse crescimento no consórcio de imóveis e adquirir seu imóvel? Fique atento às dicas de uso do FGTS. Volte para mais informações.