O Nubank (NUBR33) provou que veio para se destacar no mercado financeiro. A instituição financeira se empenhou e, dentro de quatro meses, continuou a criar um fundo multimercado de excelente qualidade de cotistas do Brasil, o Nu Seleção Cautela, que até o dia 31 de dezembro era composto por 236,4 mil clientes.
A proposta do Nubank de facilitar e simplificar a oferta financeira tem apresentado resultados positivos. E foi justamente esse foco que levou à criação de uma série de ferramentas e serviços e, por consequência, no Nu Seleção Cautela. O fundo demorou cerca de quatro meses para conquistar este resultado após ter sido disponibilizado para 100% dos clientes somente no início do mês de dezembro.
No entanto, vale explicar que o procedimento de oferta é muito mais prático, simples e efetivo do que o tempo que a instituição levou para criá-lo e viabilizá-lo, do que para atingir a quantidade de usuários. Enquanto isso, outros fundos multimercado, como o Nu Seleção Equilíbrio, conta com 85,9 mil usuários, e o Nu Seleção Potencial com 84,8 mil cotistas.
Ambos estão entre os cinco com maior quantidade de clientes de todo o Brasil. Após um leve contratempo com a oferta dos pedacinhos, o Nubank tem a oportunidade de mostrar como se faz para mudar e democratizar o ambiente de investimentos no Brasil.
Desta forma, conseguiu se posicionar à frente de bancos tradicionais como o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e outros que hoje enfrentam muito mais dificuldades para realizar qualquer mudança neste sentido.
O fundo do Nubank requer apenas um investimento inicial de R$ 1, se tornando expressamente mais acessível do que a maior parte dos fundos multimercados dos bancos tradicionais. Os três fundos mencionados permitem o acesso a títulos de renda fixa e ações, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos da América (EUA), por meio de ouro e dólar, tornando-se um excelente meio de diversificação.
Na oportunidade, o líder da Nu Asset Management, Andrés Kikuchi, disse que os “fundos Nu Seleção marcaram a primeira experiência de investimentos oferecida no aplicativo do Nubank com o objetivo de facilitar a vida daqueles que têm interesse em dar os primeiros passos neste universo”.
Outro fator importante e que deve ser mencionado consiste na estreia do Nubank na Bolsa de Valores de New York no final do ano passado, fazendo ele se tornar o banco mais valioso de toda a América Latina.
As ações foram precificadas a US$ 9, promovendo a valorização da fintech que chegou a valer R$ 41,5 bilhões, o correspondente a R$ 230 bilhões. Para ter uma noção deste cenário, até então, o Itaú ocupava a primeira posição no ranking das instituições financeiras do país, cujo valor de mercado é de R$ 213 bilhões.