Em reunião ministerial na manhã desta sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da retomada de obras de infraestrutura que estão paralisadas para estimular o crescimento da economia, gerar empregos e melhorar a vida dos brasileiros que mais precisam.
“Nós temos que colocar esse país em funcionamento. A gente não pode ficar chorando o dinheiro que falta, temos que utilizar bem o dinheiro que a gente tem”, disse, delegando aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) a missão de viabilizar os recursos para os investimentos necessários e destacando o papel dos bancos públicos para financiar projetos de empresas, cooperativas, estados e municípios com capacidade de endividamento.
Emprego e dignidade
De acordo com o presidente, os investimentos para construir ativos que vão aumentar o patrimônio do país e melhorar a qualidade de vida do povo não podem ser proibidos.
“Dinheiro bom é dinheiro transformado em obra, em melhoria da qualidade de vida do povo, em saúde, em educação e, sobretudo, em emprego, que é o que dá dignidade ao povo brasileiro”.
Em fala na abertura da reunião, na qual ouviu as prioridades das pastas para retomada das obras, o presidente afirmou não ser possível aceitar a ideia de que o Produto Interno Bruto (PIB) não vai crescer porque alguém disse que não vai crescer.
“Nós vamos fazer o PIB crescer porque vamos gerar emprego e vamos gerar emprego com pequenas coisas”.
Ainda mais, Lula lembrou da importância dos Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conduzido em parceria com estados e municípios em seus governos anteriores, e lamentou o fato de hoje cerca de 14 mil obras, de diferentes áreas, inclusive 186 mil casas do Minha Casa Minha Vida, estejam paralisadas.
Ele defendeu a retomada e citou especificamente a ponte entre Juazeiro e Petrolina, no Rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com Bahia, cuja obra foi executada só em parte porque faltou alinhamento com um dos municípios.
Então, o presidente afirmou que depois que voltar de viagem à China, no fim deste mês, quer voltar a viajar pelo Brasil para inaugurar as obras que forem retomadas.
Confira também: VALE GÁS: Nova rodada tem calendário DIVULGADO! Consulte aqui
Ações de 2023
Por fim, em rápido balanço sobre os primeiros dois meses de governo, Lula destacou a ação conjunta do governo na catástrofe climática que atingiu o litoral de São Paulo, no Carnaval, e lembrou de outras ações como viagens, reuniões bilaterais, obras já inauguradas e a retomada de projetos essenciais, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
Com informações da Assessoria do Palácio do Planalto
Veja ainda: BOLSA FAMÍLIA: Quem arruma emprego perde ou não o benefício? Descubra agora