O Senado dos Estados Unidos decidiu não seguir com o impeachment de Donald Trump. Assim, o republicano vai poder seguir com os seus direitos políticos. Traduzindo: ele vai poder disputar as eleições presidenciais para tentar voltar ao poder em 2024.
A notícia animou os trumpistas e desanimou fortemente os republicanos mais moderados. De qualquer forma, o Partido vermelho vai poder escolher qual caminho seguir nas primárias para as eleições de 2024.
A questão agora é saber se Trump vai seguir no Partido Republicano. É que o momento atual é de mágoa. Trump já disse publicamente que vários membros do seu partido seriam “covardes”. Ele disse que eles não fizeram o suficiente para impedir o resultado das eleições que ele perdeu.
Além disso, boa parte dos republicanos abandonaram Trump depois do episódio no Capitólio. No último dia 6 de janeiro, um grupo de apoiadores dele invadiu o Congresso. Na confusão, cinco pessoas morreram.
Foi justamente esta questão que acabou resultando no processo de impeachment de Trump na Câmara. Foi esse processo que acabou no Senado. Não se sabe portanto como tudo isso vai impactar no futuro do Partido Republicano.
Trump x Partido Republicano
Seja como for, não dá para negar que Trump ainda é a figura mais popular do Partido Republicano. As principais pesquisas mostram isso. Isso porque ao se apresentar como candidato diferente do normal, ele consegue puxar muitos eleitores mais radicais.
Mas ao mesmo passo, ele perde muitos eleitores com mais moderação. Esses foram os eleitores que preferiram Joe Biden nas eleições de 2020. Nesse pleito, o democrata conseguiu vencer em estados essencialmente republicanos como Geórgia, por exemplo.