Alguns meses depois do início do processo de vacinação contra a Covid-19, mais pessoas estão aceitando a vacina. Pelo menos é isso o que mostra uma pesquisa da agência internacional Kekst CNC. A pesquisa passou por uma divulgação nesta segunda-feira (1).
A agência realizou o levantamento nos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, França, Alemanha e Japão. A ideia foi pegar todos esses países porque eles estão já há algum tempo em processo de vacinação.
A diferença é enorme para o que se viu em 2020. Cada vez mais pessoas estão aceitando a vacinação. Na Suécia, por exemplo, cerca de 51% da população apoiava a vacinação em setembro de 2020. Agora esse número subiu para 76% no país.
Esse crescimento se observa também em países com um movimento antivacina muito forte. É o caso da França, por exemplo. Por lá, apenas 40% da população queria tomar a vacina em dezembro de 2020. Essa taxa agora é de 59%.
Esse aumento de confiança acontece por vários motivos. O primeiro deles é que os Governos desses países fazem campanhas conscientizando as pessoas a tomarem o imunizante. O segundo é que as pessoas estão vendo o processo de vacinação e percebendo que as pessoas não estão sofrendo nenhum efeito colateral, como as fake news prometiam que aconteceriam.
Aceitação da vacina
O Reino é um caso a parte nessa situação. O país apresentou de longe os melhores números quando se fala em percepção da população. Ainda de acordo com a agência, cerca de 89% da população britânica quer se vacinar contra a Covid-19.
Além disso, cerca de 60% diz que o Governo precisa fazer mais para combater o vírus do que para salvar a economia do país. Isso mostra portanto que a maioria das pessoas está com medo do que pode acontecer se eles contraírem o vírus.