Em setembro não tivemos o repasse do Vale Gás em dobro aos beneficiários. Isso porque o seu pagamento é bimestral e assim, o calendário será retomado neste mês.
Ainda mais, vale destacar que o dinheiro vai chegar antes do previsto às mãos dos cidadãos, uma vez que o calendário foi antecipado novamente.
Dessa forma, os beneficiários do Auxílio Brasil e do Vale Gás começam a receber o valor a que têm direito já a partir desta terça-feira (11) e não mais a partir do dia 18, como estava previsto originalmente.
Qual o repasse do Vale Gás em dobro?
Tal como ocorreu em agosto, o Vale Gás em dobro vai repassar 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
No entanto, é preciso destacar que esse aumento será pago somente até dezembro. Então, a partir de 2023, caso nenhuma nova medida seja anunciada, as famílias voltarão a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg determinado pela lei.
Como referência, em agosto, o Vale Gás ficou no valor de R$ 110 foi pago a 5,6 milhões de famílias.
Já nesta rodada, o valor foi confirmado pela Caixa Econômica Federal em R$ 112 para cerca de 5,9 milhões de beneficiários.
Quem tem direito ao benefício?
O ingresso de famílias e a sua permanência no programa do Vale Gás ocorrerão com o registro de seus integrantes no Cadastro Único, desde que apresentem dados cadastrais atualizados.
A saber, as famílias com dados inconsistentes no CadÚnico poderão ser impedidas de ingressar no Programa, até que sejam sanadas as inconsistências identificadas.
Lembrando que podem receber:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo; e
- Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no CadÚnico.
Veja ainda: CADASTRAR CAIXA TEM: Veja o passo a passo para baixar o aplicativo
Calendário do Vale Gás em dobro
Acompanhe a programação de pagamentos ao longo do mês, lembrando que o cronograma é o mesmo para o Auxílio Brasil e para o Vale Gás.
- NIS de final 1 – 11 de outubro;
- NIS de final 2 – 13 de outubro;
- NIS de final 3 – 14 de outubro;
- NIS de final 4 – 17 de outubro;
- NIS de final 5 – 18 de outubro;
- NIS de final 6 – 19 de outubro;
- NIS de final 7 – 20 de outubro;
- NIS de final 8 – 21 de outubro;
- NIS de final 9 – 24 de outubro;
- NIS de final 0 – 25 de outubro.
Será que eu fui incluído nessa rodada do Vale Gás em dobro?
Se você está em dúvida, saiba que é possível consultar a situação do Vale Gás pelo aplicativo Auxílio Brasil, pelo aplicativo Caixa Tem ou ainda pelo Atendimento CAIXA, por meio do telefone 111.
Confira também: Consignado do Auxílio Brasil começa HOJE (10): Veja as regras e saiba ONDE CONTRATAR