Uma informação que desapontou muitos brasileiros diante do anúncio da nova modalidade de empréstimo do Caixa Tem foi que o público do Bolsa Família não terá acesso ao serviço.
De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a linha de empréstimo busca apoiar os trabalhadores informais, que normalmente não conseguem acesso ao crédito.
“O que estamos fazendo nessa fase é poder ajudar as pessoas que estavam recebendo o auxílio emergencial, e outras também, a grande maioria informal que quando vão tomar um crédito, elas pegam a partir de 15% [de juros] ao mês. Elas pegam de agiotas, elas pegam fora do sistema financeiro”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Bolsa Família não pode contratar o Crédito Caixa Tem?
Não, saiba que os clientes beneficiários do Bolsa Família não podem contratar o Crédito CAIXA Tem, pois o processo de atualização cadastral no CAIXA Tem, necessário para tomar o empréstimo, cancela o cartão do benefício Bolsa Família.
Os beneficiários dos demais programas sociais podem contratar o empréstimo, desde que aprovados pela análise de crédito da CAIXA.
O que é preciso para solicitar?
Para a contratação, você precisa atualizar o aplicativo Caixa Tem, por meio de sua loja de aplicativos do celular ou tablet, e ainda precisa realizar a atualização cadastral. Para tanto, acesse o aplicativo e selecione “Atualize seu cadastro” no menu.
Você vai precisar digitalizar o seu documento de identidade e tirar uma selfie. Feito isso, o cliente terá a avaliação do cadastro validada em até 10 dias.
Quais são os valores disponíveis?
Os valores para contratação variam entre R$300 e R$1.000, com taxa de juros de 3,99% ao mês. Além disso, o valor disponível pode variar para cada cliente, dependendo do cálculo que o sistema faz após a sua análise de crédito.
Os prazos de pagamento chegam a até 24 parcelas.
Os valores são depositados diretamente na conta Poupança Social Digital, através da qual o crédito pode ser utilizado em transações virtuais e até mesmo em saques em espécie, tal como ocorre para o auxílio emergencial.
E quem não tem o Caixa Tem?
No caso dos cidadãos que não possuem conta no Caixa Tem, é preciso que manifestem o interesse para a aquisição do empréstimo até o dia 8 de novembro.
Calendário de liberação do crédito
A atualização cadastral e a solicitação do crédito, sujeito à aprovação, estarão disponíveis de forma escalonada aos clientes que têm contas digitais no Caixa Tem, conforme o mês de aniversário.
A abertura de conta no aplicativo Caixa Tem para novos usuários será possível a partir do dia 8 de novembro, também de forma escalonada considerando o mês de nascimento.
Leia também: Auxílio inclusão já pode ser solicitado! Veja como fazer