A partir desta terça-feira (2), os motoristas com mais de 60 anos poderão emitir a credencial de estacionamento para idoso por meio do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran/MInfra).
A saber, além da idade, o morador das cidades com o serviço disponível que tenha conta prata ou ouro no gov.br e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, conseguirá solicitar e imprimir a credencial.
Vale destacar que a primeira cidade a contar com o serviço será Campo Grande (MS).
Leia ainda: Perícia médica vai analisar atestado para conceder benefício por INCAPACIDADE TEMPORÁRIA
Autenticidade da credencial de estacionamento para idoso
É importante ressaltar que para verificar a autenticidade, a credencial de estacionamento possui um QR Code que pode ser lido através do aplicativo VIO que está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
Para quem não está familiarizado, este é o mesmo aplicativo que já é utilizado para verificar a autenticidade dos documentos Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) e das novas placas veiculares que já possuem um QR Code.
Ainda mais, caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá solicitar o cancelamento por meio do mesmo serviço.
Com informações do Ministério da Infraestrutura
Leia também: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do Auxílio Brasil: Beneficiários buscam pelo PRÉ-CADASTRO