Se o assunto fosse futebol, a Casa já poderia pedir música, pois há 3 CPIs instauradas na Câmara dos Deputados. Aliás, a comissão de cada uma das três comissões parlamentares de inquérito (CPIs) já está formada, e os colegiados devem concluir as investigações dentro de um prazo de 120 dias.
A saber, as CPIs surgem quando há indícios de algo errado que precisa de investigação. Entretanto, sua criação não é tão simples pois necessita que um terço dos deputados ou senadores, assinem o requerimento. Porém, estas três comissões que a Câmara dos Deputados instaurou já passaram pelos processos iniciais.
Se você quer saber mais sobre as 3 CPIs instauradas na Câmara dos Deputados e o que investiga cada uma delas, continue a leitura até o final.
Entendendo cada uma das CPIs instauradas na Câmara dos Deputados
No último dia 17 de maio (quarta-feira), houve 3 CPIs instauradas na câmara dos deputados e vamos entender como funcionará cada uma delas.
Como toda CPI, essas também precisam de 120 dias para concluir os trabalhos, e assim como nas demais CPIs, esse período é prorrogável por mais 60 dias se houver necessidade e se assim optarem os membros da comissão.
O foco da investigação dessas comissões parlamentares de inquérito será, em uma delas, as invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Em outra, irão investigar o controle e a influência dos resultados dos jogos de futebol. E a próxima investigação terá como alvo, uma possível fraude monetária da empresa Americanas.
CPI do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
A primeira das CPIs instauradas terá como objetivo investigar as invasões do MST e estará sob presidência do deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) Já a relatoria ficará a cargo do deputado Ricardo Salles (PL-SP).
Essa escolha não foi bem aceita, gerando diversos questionamentos. Mas apesar disso, a decisão do colegiado foi favorável, mantendo a relatoria nas mãos de Salles que garantiu que trabalhará “com máximo de abertura para o diálogo”.
Ele também ressaltou que espera contar com a ajuda de pessoas com outras visões sobre o movimento.
CPI do futebol: outra das 3 CPIs instauradas na Câmara dos Deputados
A Comissão Parlamentar de Inquérito investigará irregularidades relacionadas aos resultados das partidas de futebol da série B, onde o Ministério Público de Goiás realiza investigações por suspeitas de manipulação nos resultados de quatro jogos, alguns deputados acreditam que essas irregularidades podem estar acontecendo em partidas de outras séries.
Para esta CPI, o presidente escolhido foi o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), enquanto a relatoria ficará por conta de Felipe Carreras (PSB-PE). Segundo esse último, esse pode ser “o maior escândalo do futebol brasileiro”.
CPI das Americanas
A CPI das Americanas, por sua vez, contará com a presidência do deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) bem como o relator será o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).
Assim, a comissão investigará uma possível fraude de 20 bilhões de reais nas lojas Americanas. Através de uma fala do presidente da comissão, é possível perceber a insatisfação com a possível fraude e o objetivo de fazer com que o Brasil tenha um “ambiente de negócios equilibrado” impedindo qualquer fraude que “possa arranhar a imagem do Brasil no que diz respeito à economia”.
Depois da leitura ficou mais claro o porquê das 3 CPIs instauradas na Câmara dos Deputados? Deixe sua resposta e compartilhe conosco sua opinião sobre mais esse assunto.