O CEO admite que, a partir das evidências da CPI das Americanas, deve-se descartar a possibilidade de inconsistência contábil e reconhecer a fraude. A CPI das Americanas foi instaurada na Câmara dos Deputados juntamente com outras duas, a CPI do MST e a CPI do Futebol. Esta comissão tem por objetivo investigar uma fraude de, a princípio, 20 bilhões de reais na Americanas.
Além de admitir a fraude, o CEO, Leonardo Coelho Pereira também apresentou e-mails, da diretoria antiga, à CPI.
Ficou curioso para entender mais sobre o que está acontecendo durante as investigações? Então continue a leitura deste que ele trará muitas informações sobre este assunto.
O que está investigando a CPI das Americanas?
A criação da CPI da Americanas ocorreu para investigar uma fraude de vinte bilhões de reais na empresa. A princípio, ela anunciou um rombo contábil. No entanto, o CEO, Leonardo Coelho Pereira, afirmou na terça-feira, 13 de junho que, a partir das evidências, ele não poderia mais considerar que foi uma inconsistência contábil.
Sendo assim, a empresa tomou a decisão de demitir trinta funcionários que possuíam relação com a fraude. Contudo, o deputado Orlando Silva, do Partido Comunista do Brasil, ressaltou que esta demissão poderia gerar ações trabalhistas sem que a empresa pudesse pagar essas ações na justiça. Outra atitude que o CEO anunciou foi que a empresa decidiu enviar o relatório a certas autoridades como a própria comissão, a Polícia Federal, a CVM e ao MP.
Apresentação das planilhas
O presidente da Americanas mostrou planilhas com uma grande diferença nos resultados, apesar de se tratar da análise de um mesmo período. Uma delas possuía uma prejuízo de mais de setecentos milhões de reais, já na segunda planilha, havia um lucro de quase 3 bilhões de reais. Sendo assim, o CEO da Americanas ressaltou que ocorreu uma criação de resultado entre as duas planilhas de 3,5 bilhões.
Outro ponto que Leonardo Coelho Pereira traz é que há a possibilidade de criação de lucro através de planilhas, todavia, não é possível, através delas, criar caixa. Então, ainda segundo o CEO, se houve fraude no lucro, houve a necessidade de realizar empréstimos de instituições financeiras para que a fraude não transparecesse às pessoas.
Resultados prévios da CPI das Americanas
O deputado Carlos Chiodini do partido Movimento Democrático Brasileiro de Santa Catarina, afirmou que a partir dos primeiros resultados da CPI o prejuízo da empresa de 20 bilhões de reais dobrou o seu valor, passando, então, a ser um prejuízo de 40 bilhões de reais. Com isso, o deputado levantou o questionamento sobre a maneira que a empresa realizava este esquema de fraude.
O presidente disse que trata-se de uma fraude complexa, portanto os investidores não a perceberam. Ele ainda mostrou aos parlamentares e-mails do relatório de auditoria. Nestes e-mails, ele apresenta mensagens da antiga diretoria que indicam ações que contribuíram para a fraude.
Você está acompanhando as investigações da CPI das Americanas? Compartilhe conosco, nos comentários abaixo, sua opinião sobre os resultados apresentados até agora.