A companhia paulista de força e luz, ou CPFE, trabalha na área de energia com atuação em diferentes segmentos. CPFE3 trabalha na distribuição, geração e comercialização de energia. A empresa tem atuação em alguns estados brasileiros, dentre eles nós temos o Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Será que CPFE3 é uma boa aposta?
Dividendos de CPFE3
De acordo com o site Fundamentus, CPFE3 possui um yield de 5,7%. Considerando que o valor da ação no momento é de R$ 31,33, a rentabilidade nos últimos 12 meses é bem interessante.
Ao conferir a recorrência dos pagamentos, foi possível identificar que as distribuições começaram em 2005, mas não continuaram todos os anos.
De 2005 até 2014, as distribuições de CPFE3 ocorreram todos os anos, porém, em 2015 não houve dividendos e nem juro sobre o capital.
Em 2016 os pagamentos voltaram e continuaram até 2020. Um ano sem distribuições é bem pouco, mas é um indício que as coisas nem sempre foram tão boas para a empresa.
Principais indicadores
Agora vamos conferir alguns indicadores que podem mostrar mais detalhes do desempenho de CPFE3, segue;
- P/L – 10,26
- Margem Líquida – 12,1%
- Liquidez Corrente – 1,23
- Dívida Bruta/ Patrimônio – 1,39
O preço da ação dividido pelo lucro está em um bom nível. Existem outras empresas do setor de energia que possuem P/L inferior a 10, porém, o número não é ruim. Sendo assim, o 10 ainda pode ser considerado bom.
A margem líquida está em um bom nível também. 12% de margem líquida é interessante. A liquidez corrente também é boa. CPFE3 possui disponibilidades suficientes para cobrir suas obrigações de curto prazo, caso seja necessário.
Por último nós temos as dívidas e a mesma está alta, mas, como todo o setor possui empresas com endividamento elevado, a relação de 1,39 da dívida para o PL não é das piores.
Concluindo; CPFE3 possui bons dividendos, tem certa recorrência nos pagamentos, o P/L está bom e a margem também. A liquidez poderia ser melhor e o endividamento poderia ser menor. Mas ainda sim, se a empresa estiver conseguindo reduzir o endividamento, CPFE3 pode ser uma alternativa interessante.