O coworking virou uma grande tendência no mundo do empreendedorismo. Isso porque nem sempre pequenos negócios precisam de um espaço gigante para trabalhar. Porém, a maioria dos imóveis disponíveis para locação são padronizados e, muitas vezes, com valores inacessíveis.
Sendo assim, os espaços de trabalho compartilhados se tornaram uma opção para quem quer balancear a necessidade de um espaço físico com a praticidade. Porém, será que essa é a melhor opção para a sua empresa?
As vantagens e desvantagens do coworking
Não há como negar que as vantagens de optar por esse modelo são muitas. Justamente por dividir o espaço com outros empreendedores, o valor do aluguel costuma ser muito mais baixo. Além disso, os escritórios compartilhados costumam ser construídos em locais estratégicos, o que pode ajudar em sua mobilidade pela cidade.
Por outro lado, existem ainda alguns pontos que precisam ser considerados. Por exemplo, você pode ser impedido de deixar o espaço com a sua cara. Logo, a decoração e aplicações do seu logo podem ser contra as regras do coworking.
Além disso, a possibilidade de fazer reuniões presenciais também fica limitada. Portanto, se você optar por esse modelo de negócio, é importante buscar um local que ofereça salas de reuniões privadas. Dessa forma, você pode se encontrar com os seus parceiros com conforto e privacidade.
A verdade é que não existe uma resposta única para se o coworking vale a pena para a sua empresa. Afinal, o importante é balancear as necessidades individuais do seu negócio para descobrir o que será o suficiente. Então, comece a colocar essas vantagens e desvantagens na balança para definir se essa é a opção correta para você!
Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião no espaço abaixo e aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até logo!