Em anúncio nesta terça-feira (17), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o uso de máscaras contra Covid-19 seguirá obrigatório, pelo menos, até o final do ano no estado de São Paulo.
“O uso de máscara será continuamente obrigatório até o final desse ano. Mesmo a partir de novembro, quando entraremos em outra etapa de flexibilização. Temos a expectativa de ter a conclusão de todo ciclo vacinal no final do mês de outubro. Mesmo assim, dada a variante delta, os cuidados, os zelos, as máscaras ainda farão parte da nossa indumentária por um tempo um pouquinho maior”, disse Doria.
De acordo com Doria, a medida é motivada pela presença da variante Delta, que é a cepa mais transmissível do novo coronavírus até então, tendo maior poder de transmissão do que o vírus do ebola, por exemplo.
“Dado a variante Delta e os cuidados e o zelo, as máscaras ainda farão parte da nossa indumentária por um tempo um pouquinho maior. Mas já com a normalidade, com a capacidade de estarmos mais próximos, frequentando restaurantes e bares, e a partir de novembro, também eventos, o futebol, teatro, circo, apresentações musicais e a Fórmula 1″, falou Doria.
Paulistas devem usar máscaras contra Covid-19 após flexibilização de restrições
Dessa forma, os cidadãos paulistas terão que usar máscaras de proteção contra Covid-19 após o fim das restrições de horário e público em restaurantes, bares, comércios e demais estabelecimentos. O mesmo vale para jogos de futebol com presença de público, que devem retornar a partir do dia 1° de novembro, assim como para o GP Brasil de Fórmula 1 no dia 7 de novembro.
Segundo o governador, a fiscalização da Polícia Militar, Guarda Civil e Vigilância Sanitária deve continuar, porém, com maior flexibilidade. “A fiscalização continua e vai continuar atuando na fiscalização cessando o funcionamento daquilo que não deve funcionar. O trabalho da força-tarefa continua, mas com as regras mais flexíveis”, explicou.
As declarações de Doria foram dadas durante visita às obras da Linha-6 Laranja do Metrô na capital paulista.