Muitas pessoas estão com dúvidas a respeito dos cortes da verba do programa Casa Verde e Amarela.
Por isso, nós viemos trazer mais informações sobre esse programa do Governo Federal, para que você saiba melhor como ele funciona. Leia até o fim e confira qual a previsão para esses cortes e o que poderá acontecer depois dele.
O que é o programa Casa Verde e Amarela?
Casa Verde e Amarela é o mais novo programa habitacional criado pelo Governo Federal em 2020. Este programa pretende substituir o antigo Minha Casa Minha Vida, que estava em vigor desde 2009. Essa substituição também serviu para que melhorias fossem feitas no programa, com isso, podemos dizer que o Casa Verde e Amarela é uma versão melhor e atualizada do antigo programa habitacional.
Mas, afinal de contas, o que muda? A maior mudança que o novo programa habitacional do Governo pretende fazer, é a redução da taxa de juros para todo o país, de modo especial, nos estados do Norte e Nordeste em que essa redução será ainda maior.
Além disso, o programa ainda propõe que a taxa de juros paga pelo cidadão seja proporcional a sua renda, isto é, quem ganha menos, vai pagar menos juros do que quem ganha mais, e também haverá variação dos valores dos juros conforme a localização do imóvel. Com isso, o Governo visa ajudar mais de 1 milhão de brasileiros a realizarem o sonho de ter uma moradia própria. E as melhorias não param por aí!
Quais são os benefícios do programa Casa Verde e Amarela?
O novo programa habitacional do Governo Federal promete muitos benefícios para a população mais pobre do Brasil. Veja abaixo quais são eles:
- Moradia própria – Com o programa Casa Verde e Amarela, você tem a chance de comprar um imóvel financiado e sair do aluguel;
- Pagamento facilitado do financiamento – O novo programa habitacional facilita a forma de pagamento dos beneficiados, que podem dividir seu financiamento em até 360 vezes;
- Taxa de juros reduzida – Conforme já dissemos acima, as taxas de juros desse programa serão menores, quando comparada com os valores atuais dos imóveis e, boa parte dessa redução se dá por conta do subsídio do Governo no financiamento, ou seja, o Governo irá pagar uma parte do seu imóvel.
O programa habitacional substituto é mesmo uma maravilha, não é mesmo? No entanto, cortes da verba do Casa Verde e Amarela estão ameaçando prejudicar o andamento das obras.
Qual a previsão de corte para o programa Casa Verde e Amarela?
No fim de setembro, o presidente da república anunciou um corte significativo de 90% na verba do programa Casa Verde e Amarela.
Embora o corte esteja previsto só para o ano de 2023, o impacto começa desde já, pois as financiadoras e construtoras perderam a garantia de recebimento, e com isso, no mínimo 125 mil obras já estão previstas para congelarem no próximo ano, fazendo com que o sonho de milhares de pessoas seja adiado por tempo indeterminado.
Então, agora que você já sabe qual é a previsão para os cortes da verba do programa Casa Verde e Amarela, já pode se preparar para esperar um pouco mais para ter sua moradia própria!