A saúde íntima da mulher é muito importante para a manutenção da sua qualidade de vida. Por isso, muitas mulheres ficam atentas aos sinais do seu corpo e grande parte delas busca ajuda médica quando ocorre alguma alteração. Mas, você sabe o que é corrimento vaginal? Entenda aqui no Brasil 123 e veja quando procurar um médico.
Bom, o corrimento vaginal é algo comum e normal do organismo da mulher. Porém, em alguns casos pode haver alterações que não fazem parte dos sinais fisiológicos comuns, sendo necessário que o médico avalie a situação, que, em alguns casos, pode necessitar de tratamento.
Corrimento vaginal: o que é?
O corrimento vaginal nada mais é que líquidos que são secretados pela vagina. Esse líquido tem em sua composição células mortas que advêm da descamação de tecidos e atividade da flora da vagina. Geralmente, esse fluido é incolor ou esbranquiçado e possui um odor mais forte.
Como o corrimento vaginal faz parte da fisiologia do corpo feminino, nem sempre ele indica algum tipo de doença ou alteração com que se deva preocupar. Porém, caso haja alterações na cor, cheiro e volume, é necessário dar uma atenção maior, pois esses sinais podem indicar algum problema.
Entenda o corrimento vaginal
O corrimento vaginal não é igual para todas as mulheres. Eles mudam de acordo com a idade, ciclo menstrual, hormônios, menopausa, fertilidade e fases da vida. Sendo assim, em um mesmo mês uma mulher apresenta mais de um tipo de corrimento, sendo classificado de acordo com as características da secreção.
Corrimento branco
O corrimento vaginal de coloração branca ou transparente, em pouca quantidade e de aspecto pastoso, é considerado normal. Principalmente quando ele não apresenta odor ou possui um odor muito baixo e não é acompanhado de coceiras ou inflamações.
No período de gestação o volume desse corrimento tende a aumentar, além de a mulher também ficar com mais libido.
Porém, se o corrimento branco estiver associado a outros sinais e sintomas, como: coceira, vermelhidão e sensação de queimação, ele pode ser um indicativo de candidíase.
Corrimento rosado ou marrom
Quando a secreção apresenta um corrimento amarronzado ou em tons de rosa, significa que há presença de coágulos de sangue junto à secreção. Portanto, se isso ocorrer frequentemente, seguido de coceiras e cor forte, o ideal é procurar um médico para que ele avalie.
Além disso, esse tipo de corrimento é muito comum após os períodos menstruais. Logo, é necessário se preocupar quando eles aparecem em outros momentos, pois podem indicar a presença de gonorreia.
Corrimento amarelo
O corrimento mais amarelado ou esverdeado, apresentando odor forte, sensação de ardência e coceira necessita de uma atenção especial. Geralmente, quando esse tipo de secreção está presente ela indica um problema mais sério, portanto, é necessário procurar ajuda médica para que se estabeleça o diagnóstico.
Isso porque esse tipo de corrimento pode indiciar a presença de alguma infecção sexualmente transmissível. Então, em casos de corrimentos com essas características e acompanhados de dor ao urinar ou durante a relação sexual, procure um médico.