Para saber se é melhor correr na esteira ou na rua é preciso conhecer a necessidade de cada pessoa e as condições financeiras de cada indivíduo. Afinal, para correr na esteira, a pessoa precisa ter o aparelho em casa ou frequentar uma academia, enquanto a corrida na rua depende apenas de um tênis confortável e adequado para essa necessidade.
No entanto, quando se pergunta qual forma é mais saudável, muitos afirmam que correr na esteira é melhor para pessoas que estão se recuperando de lesões. No entanto, será que isso é verdade? Quanto a correr na rua, muitos alegam que essa maneira é melhor para quem pratica essa atividade por performance. Veja abaixo qual é mais saudável:
Entre correr na esteira ou na rua, qual é a forma mais saudável?
Em primeiro lugar, saiba que cada atleta adota uma estratégia de treino de acordo com seu perfil, tempo disponível, metas a serem atingidas. Por isso, é difícil apontar qual forma é mais saudável entre correr na esteira ou na rua, visto que ambas são ótimas para a saúde. Portanto, veja a seguir o que pode interferir na sua escolha:
Correr na esteira é melhor para iniciantes
Se você está se importando com sua condição física e quer saber se correr na esteira ou na rua é mais saudável, saiba que já está no caminho certo. Afinal, os dois modelos do mesmo esporte são ótimos para a saúde, seja na busca pelo emagrecimento, seja para tonificar os músculos das pernas.
No entanto, se ainda é iniciante e nunca praticou corrida antes, entenda que correr na esteira é melhor para quem está nessa fase. Pois, ela permite que você ganhe mais condicionamento, monitore seu tempo, distância percorrida, frequência cardíaca, entre outros pontos essenciais.
Além disso, quem está iniciando nos esportes consegue controlar melhor suas atividades por meio de uma esteira, já que ela oferece apoio para as mãos enquanto você corre, um suporte para sua garrafa de água, entre outros acessórios que facilitam a vida durante essa atividade física.
Correr na rua é melhor para profissionais
Quando se trata de corredores mais experientes, ou seja, pessoas que já conhecem seus limites, correr na rua é mais saudável. As ruas estão repletas de estímulos sensoriais variados como cheiro de mar ou florestas, contato com o sol, com o vento, entre outros aspectos naturais.
A esteira, nunca vai passar a sensação de uma corrida de rua e, por causa disso, as pessoas mais experientes preferem correr em locais públicos. Pois, essa modalidade permite que a pessoa supere desafios mais difíceis como subidas, descidas, resistência do ar, entre outros.
Por isso, entre correr na esteira ou na rua, saiba que o mais saudável é aquele que seu corpo suporta. A experiência é essencial para quem deseja praticar corridas em espaços abertos e, quem está começando, mantenha-se na esteira para melhorar o condicionamento.