Um coronel do Corpo de Bombeiros do Pará morreu nesta segunda-feira (30), em um acidente aéreo no Pantanal. Mauro Tadeu estava ajudando a sua equipe no combate aos incêndios no Pantanal no final da tarde.
A aeronave em questão era do modelo Bell BH06 Long Ranger e pertencia ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). De acordo com o próprio instituto o acidente aconteceu por volta das 18h desta segunda (30).
Mas não foi fácil encontrar o piloto. As buscas entraram pela noite e a equipe de resgate só o encontrou na madrugada desta terça-feira (1). O corpo do coronel estava no meio das ferragens do helicóptero. A queda aconteceu na divisa entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Assim, nós estamos falando aqui de uma área que está sofrendo muito com as queimadas na região. De acordo com as informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) os dados de queimadas no Brasil hoje estão batendo recordes históricos.
Em nota, o Ibama afirmou que está esperando a perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Esse relatório pode dar a indicação para a causa do acidente. Hoje, não se tem nem um indício do motivo para a queda da aeronave.
Além do coronel
Mas esta não é a primeira vez que um acidente aéreo choca a região do Pantanal durante o combate às queimadas. No último dia 27 de outubro, um piloto da Força Nacional morreu dias depois de sofrer um acidente com a aeronave.
O comandante Renato de Oliveira Souza também estava lutando contra os incêndios no Pantanal. O seu acidente aconteceu ainda no último dia 8 de outubro. Ele passou vários dias na UTI em um hospital do Mato Grosso. Mas logo depois foi para um hospital do Rio de Janeiro. Mas isso não adiantou e ele morreu.