Tomar um copo de água durante as refeições ajuda? Você sabia que até mesmo uma desidratação leve pode ter efeitos prejudiciais a sua cognição, humor, desempenho físico e mental? Uma maneira simples de evitar isso é adicionando o líquido a cada refeição.
O corpo humano é composto 60% por água e o cérebro é cerca de 90% dela. Uma pessoa precisa de água para hidratar a pele, digerir alimentos e permitir que os rins eliminem os resíduos do organismo. A reposição da água é essencial, especialmente em dias mais quentes e após fazer exercícios físicos.
Um copo de água no momento das refeições é uma estratégia para manter o corpo hidratado. De acordo com diversas pesquisas, a maioria das pessoas tem dificuldade para beber água durante o dia. Portanto, essa pode ser uma solução para o corpo não se encontrar desidratado.
Perigos da desidratação
O que muita gente não sabe é que até mesmo uma desidratação leve —perda de 1% a 2% da água do corpo— pode prejudicar nosso desempenho físico e mental, como a função cognitiva.
A perda de 1%, 2% pode afetar algumas de suas habilidades físicas, se uma pessoa estiver realizando uma atividade de resistência em particular, mas também pode afetar algumas de suas habilidades mentais e seu estado de humor. Os casos graves de desidratação podem ser fatal.
Um estudo em idosos mostrou que a mortalidade de um deles é maior quando é internado com o quadro de desidratação. Portanto, as consequências de ter uma ingestão inadequada de água podem ser de muito graves a leves ou moderadas.
Quanto de água é preciso tomar por dia?
De acordo com a diretriz europeia, é preciso de 2 litros de ingestão de água por dia para homens e 1,6 litro por dia para as mulheres. Portanto, a média é tomar oito copos de água por dia. Essa ideia se originou a partir do Conselho de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos em 1945.
Há pesquisadores que dizem que não é preciso prender-se a esses números. Afinal, basta adicionar um copo de água a cada refeição, pois é o suficiente. Isso porque ao longo do dia uma pessoa costuma ingerir outras bebidas que contenham água, como café, água ou suco. No entanto, a necessidade diária varia de acordo com a temperatura ambiente, pois em dias mais quentes, bebe-se mais água. Além disso, após praticar exercícios físicos, o corpo pede uma hidratação.
Outro ponto que pode indicar a desidratação é a cor da urina e a frequência que uma pessoa vai ao banheiro. Se um indivíduo urina entre cinco a sete vezes diariamente, provavelmente, está bebendo a quantidade certa de água. No entanto, se faz somente entre três a quatro vezes por dia, deve aumentar o consumo do líquido.
Água em excesso faz mal?
O consumo de água em excesso pode ser algo perigoso. Alguns corredores de maratona passaram por pesquisas e ingeriram água além do esperado. De acordo com o resultado, eles acabaram com uma condição chamada hiponatremia, ou seja, baixa de sódio no sangue. Isso leva a complicações e, em casos extremos, à morte.