Uma cópia impressa da primeira edição da Constituição dos Estados Unidos da América (EUA) será leiloada na Sotheby’s em breve. A estimativa é para que o item receba ofertas de até US$ 20 milhões.
Esta não é a única cópia da Constituição dos EUA, pois ainda existem outras 11 cópias remanescentes, sendo que a última é item de coleção pessoal e não está em posse do Estado. É importante explicar que a primeira impressão foi realizada após o texto ser elaborado para os delegados da Convenção Constitucional de 1878 e do Congresso Continental.
A Constituição dos EUA vigorou durante encontros secretos realizados na Filadélfia, lançando bases para a democracia americana e assegurando os direitos básicos dos cidadãos locais. A princípio, dois rascunhos foram traçados, no entanto, os impressores oficiais da Convenção Constitucional foram os responsáveis pela produção de 500 cópias referentes a uma edição oficial e final distribuída aos delegados da época.
A cópia em questão que irá para leilão no mês de novembro é propriedade da colecionadora e filantropa, Dorothy Tapper Goldman. O item trata-se de uma herança, cujo dono original era o falecido marido, Howard, que considerava a cópia da Constituição dos EUA como um dos bens mais queridos.
“Quando ele passou para mim, senti um incrível senso de responsabilidade por cuidar dela, compartilhá-la e promover os princípios constitucionais de nossa nação”, declarou Dorothy. O item foi divulgado pelo especialista sênior em livros manuscritos da casa de leilões, Selby Kiffer, que caracterizou a cópia como um dos documentos históricos mais raros e cobiçados em leilões.
O renome de Kiffer pode ser notado pelo exemplo da supervisão da venda do documento no ano de 1988 para os Goldmans, que na ocasiçao pagou US$ 165 mil para um colecionador particular que morava na Filadélfia. Posteriormente, o item leiloado foi emprestado para instituições históricas, como a Sociedade Histórica de Nova York e a Suprema Corte dos Estados Unidos. Outras dez cópias remanescentes da primeira impressão da Constituição dos EUA fazem parte de coleções institucionais, de acordo com a casa de leilões Sotheby’s.
A relevância do documento consiste no simples fato de ele ser capaz de integrar uma venda ainda maior de documentos históricos americanos oriundos da coleção de Goldman. O colecionador possui uma cópia antecipada dos Artigos da Confederação, tal como a impressão oficial da Lei do Selo. Mas é importante saber que outras cópias raras da Constituição dos EUA também serão incluídas na venda, portanto, não se trata de um item único. Vale ressaltar que todas as edições foram devidamente assinadas pelos presidentes Millard Fillmore e Franklin Pierce.
Vale mencionar que o leilão acontecerá em duas etapas, além de contar com o apoio de uma série de constituições estaduais, sendo, pelo menos, uma de cada estado dos EUA à venda. Todos os lucros serão destinados à Fundação Dorothy Tapper Goldman. A organização se dedica à compreensão da democracia e aos atos que são capazes de fazer a diferença na sociedade.