O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (11), portaria do Ministério da Economia com orientações aos órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sobre o expediente nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022.
Assim, nos dias em que os jogos forem realizados às 12h não haverá expediente; nas partidas iniciadas às 13h, o expediente será encerrado às 11h (horário de Brasília). Nos jogos que comecem às 16h, os servidores trabalharão até as 14h.
Ainda mais, a portaria define ainda que as horas não trabalhadas serão objeto de compensação no período de 1º de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023.
FGTS: Cerca de 12 milhões de trabalhadores podem sacar até R$ 1.000; veja se é um deles
Calendário dos jogos da seleção brasileira
Anote aí! A primeira partida da seleção brasileira na Copa do Mundo, no Catar, será dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia, em Doha.
Depois, no dia 28 de novembro, segunda-feira, enfrentará a Suíça, às 13h (horário de Brasília).
Então, o último jogo do Brasil, na fase de grupo, será contra Camarões, no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 16h.
Vale mencionar que a portaria do Ministério da Economia divulgou na quarta-feira (9), a programação de treinamentos da equipe em Turim, na Itália. O primeiro trabalho está marcado para a próxima segunda-feira (14), às 16h (horário local), no Centro de Treinamento da Juventus.
A viagem para o Catar está marcada para este sábado (12), às 14h30 (horário local), com desembarque às 23h15 (horário local).
Confira também: Auxílio Brasil de R$ 600 começa em 6 DIAS; confira o calendário de pagamentos
Sobre a compensação
Para quem trabalha presencialmente, a compensação deve ocorrer por antecipação do horário de entrada no trabalho ou adiamento do horário de saída. Já para os servidores em home office, a medida deverá ocorrer por meio de entregas no serviço.
Segundo a portaria, “o agente público que não compensar as horas usufruídas sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”.
Ainda de acordo com o texto, os órgãos deverão permanecer em funcionamento nos horários de realização dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, para permitir ao servidor que optar por exercer as atividades no horário de expediente ordinário.
Veja ainda: Consignado Auxílio Brasil: CAIXA esclarece antecipação de descontos