Os bancos de todo o país confirmaram que vão alterar o horário de funcionamento durante os dias em que houver jogos no Brasil na Copa do Mundo feminina de futebol. A informação, dada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi revelada neste sábado (22) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
De acordo com a federação, a alteração no funcionamento das agências ocorre por causa do “elevado interesse pela Copa do Mundo de Futebol Feminino”, um torneio mundial que começou na quinta-feira (20) e acontece em dois países: Austrália e na Nova Zelândia.
Conforme a Febraban, os bancos abrirão uma hora mais tarde nos dias em que os jogos do Brasil começarem às 8h. Já nos duelos que forem mais cedo, sem impacto no funcionamento das agências, não haverá mudança no atendimento. “A flexibilização segue política já adotada durante jogos da Copa do Mundo masculina”, diz a Febraban, que explica que a decisão está de acordo com uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento em suas unidades.
Importante destacar que os bancos funcionarão normalmente pela internet, por telefone e os caixas eletrônicos também irão funcionar como de costume. “Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, afirma a Febraban.
O primeiro duelo do Brasil será na segunda-feira (24), quando as meninas brasileiras irão enfrentar a seleção do Panamá. Na primeira fase, o Brasil ainda vai enfrentar a França e a Jamaica, nessa sequência. O jogo do Brasil com a França será realizado no sábado (29), mas a partida conta a Jamaica vai acontecer na quarta-feira (02) de agosto. Veja os jogos da seleção brasileira na fase de grupos:
- 24 de julho, às 8h – contra o PANAMÁ, no Hindmarsh Stadium, na Austrália;
- 29 de julho, às 7h – contra a FRANÇA, no Brisbane Stadium, na Austrália;
- 2 de agosto, às 7h – contra a JAMAICA, no Melbourne Rectangular, na Austrália.
Além dos bancos, assim como publicou o Braisl123, empresas de diversos setores também vão liberar seus funcionários para que eles vejam os jogos da seleção brasileira feminina. Todavia, essa tendência não se restringe ao meio privado, visto que, na semana passada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que os dias de jogos da seleção brasileira serão ponto facultativo para funcionários públicos federais.
Leia também: Reforma tributária deve ter novo imposto sobre fundos de “super-ricos”