A Copa do Mundo teve início neste domingo (20) e o comércio brasileiro espera uma grande movimentação durante o evento esportivo. Isso porque, durante o campeonato, muita gente costuma adquirir diversos itens relacionados ao evento.
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os consumidores do país pretendem gastar, em média, R$ 211,21 entre os principais produtos associados à Copa do Mundo. Em resumo, o levantamento ouviu pessoas em todas as capitais brasileiras.
Veja abaixo quais são os itens preferidos para as compras durante o Campeonato Esportivo:
- Vestuários temáticos para adultos e crianças: 14,9%
- Alimentos e bebidas em casa: 14,6%
- Televisores e smart TVs: 3,8%
“As estimativas da CNC mostraram que o segmento de móveis e eletrodomésticos, em que se incluem os televisores, deverá responder pela maior parte do faturamento do comércio em razão do evento (34% do total das vendas)”, disse a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa.
“[No entanto], os juros altos e o alto nível de endividamento com inadimplência crescente tendem a limitar o consumo desses itens mais dependentes do crédito e do parcelamento”, acrescentou.
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Maioria dos consumidores irá comprar em lojas físicas
Segundo a CNC, 71,3% dos consumidores informaram que irão buscar os itens da Copa nas lojas físicas. Embora o número seja bastante expressivo, corresponde a uma queda de 12,5 pontos percentuais em relação ao Mundial de 2018 (83,8%).
Em síntese, a pandemia da covid-19 impulsionou as vendas online nos últimos anos. Isso se refletiu na quantidade de pessoas que pretendem comprar em lojas virtuais, visto que há maior facilidade de comparação de preços. A saber, o percentual saltou de 16% na Copa de 2018 para 28,7% no Mundial deste ano.
Outro fato que pode ser explicado pela pandemia da covid-19 é a queda no número de pessoas que planejam acompanhar as partidas em bares e restaurantes (19% para 13,3%).
Por fim, o levantamento revelou que 67,9% dos entrevistados indicaram uma preferência por acompanhar as partidas de casa. Enquanto isso, 18,9% afirmaram que não irão assistir aos jogos da Copa.
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