Nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não confiar nas avaliações de especialistas do mercado financeiro que indicavam que a economia brasileira cresceria abaixo de 1% em 2023. Na avaliação do presidente, o crescimento do Brasil pode superar as expectativas do mercado, dependendo do sucesso dos planos que o governo vem desenvolvendo. No entanto, Lula não citou os números desse aumento.
Falas de Lula
“Eu estou convencido que o país vai dar um salto de qualidade. Eu disse para o Haddad na semana passada que eu não concordo com as avaliações negativas de que o PIB vai crescer zero não sei das quantas, zero ponto um, de que o PIB não sei das quantas”, disse.
“Eu acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo. Vai acontecer mais coisas no Brasil do que as pessoas estão esperando que vá acontecer. E vai depender muito, mas muito da disposição do governo.”, concluiu. Vale destacar que as declarações do presidente desta segunda-feira foram feitas na abertura da reunião de ministros de pastas ligadas às áreas do setor produtivo e órgãos governamentais.
Opinião sobre o pessimistas
De acordo com o presidente, os “pessimistas” estão vendendo a imagem do Brasil como um “pangaré”, ou seja, um cavalo fraco. Em sua avaliação, o crescimento econômico dependerá muito da vontade e da retórica das pessoas da esfera econômica. Em outras palavras, vai depender da vontade e do discurso do setor produtivo.
“Você está em uma corrida de cavalo dizendo que o seu cavalo é pangaré, que o seu cavalo é não sei das quantas, que o seu cavalo está com gripe, que o seu cavalo está cansado. Ninguém vai fazer nenhuma aposta. Então o nosso papel é apostar que esse país vai dar certo e vai produzir mais do que aquilo que tem algumas esperando”, declarou.
Previsão do PIB
Economistas do mercado financeiro mantiveram nesta segunda-feira (3) a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 em 0,9%. Vale destacar que o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Este indicador é usado para medir o desenvolvimento da economia. A previsão do PIB foi incluída no relatório “Focus” do Banco Central, divulgado na semana passada, após ouvir previsões econômicas de mais de 100 instituições financeiras.
Além disso, os economistas também elevaram sua previsão de inflação para este ano de 5,93% para 5,96%. Em suma, se a previsão se confirmar, será o terceiro ano consecutivo a superar a meta de inflação, ou seja, o IPCA estará acima do limite superior estabelecido pelo sistema de metas. A taxa de inflação em 2022 foi de 5,79%.